Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Apple lançou uma atualização do iOS 14, a 14.3. Nela, estão várias novas funções, como o serviço por assinatura do Apple Fitness+, que oferece treinos guiados e grande variedade de exercícios, e suporte para os fones AirPod Max, que permite uma maior fidelidade de som e funções como o bloqueio do som ambiente.. Para modelos mais recentes do iPhone, como é o caso do iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, há um ponto nesses que é bem interessante.

Com a nova atualização, aparelhos como o iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max ganharam um suporte para fotos no formato ProRAW da Apple. As fotos ProRAW são um meio termo entre o formato HEIC das imagens do iPhone e o formato RAW, bastante utilizado por fotógrafos e que impede a perda da totalidade dos dados das imagens.

publicidade

Segundo a própria Apple, as fotos ProRAW garantem uma maior flexibilidade na hora de editar a exposição, a cor e balanço de branco de uma imagem. Se antes as câmeras do iPhone já eram bastante queridas, com a nova atualização elas podem se tornar mais uma opção de ferramenta para os entusiastas da fotografia.

Como usar?

Para ativar esse formato, é preciso ter o iPhone 12 Pro ou iPhone 12 Pro Max e a versão 14.3 instalada, e os passos são simples:

  1. Vá em configurações
  2. Depois, clique na Câmera
  3. Clique em “Formatos” e selecione a opção ProRAW

No entanto, apesar de possuírem uma menor compressão, as fotos ProRAW são de 10 a 12 vezes maiores dos que as fotos em formato HEIC ou JPEG, o que pode acabar com o espaço com o espaço de armazenamento do aparelho se todas as imagens forem salvas nesse formato. Portanto, a dica é usar essa novidade do iOS 4.3 com sabedoria. Além disso, as fotos ProRAW podem ser editadas em apps de edição, mas elas podem ficar um pouco diferentes, perdendo a qualidade, já que não são todos os aplicativos que suportam esse formato.

Mas as novidades do iOS 14.3 não param aí. A atualização também conta com suporte para a Ecosia – um mecanismo de busca que doa parte de sua receita para ONGs que se concentram no reflorestamento – e uma aba exclusiva para a Apple TV, agora denominada Apple TV+, que facilita a busca pelos conteúdos de vídeo da Apple.

publicidade
Outras atualizações

Além disso, a Apple incluiu a opção de gravar vídeos por 25 quadros por segundo e a opção de espelhar a câmera frontal para fotos paradas em aparelhos mais antigos, como o iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone SE e iPhone 7 e iPhone 7 Plus, por exemplo.  A Siri também ganhou novos sons de animais, que já estavam disponíveis nas versões antigas do iOS 14. Mas agora, a assistente virtual exibe imagens dos animais e informações sobre ele, junto com o link da Wikipedia.

O aplicativo de saúde do iPhone, por sua vez, ganhou uma seção para mulheres grávidas, que funciona com dispositivos de monitoramento da gestação e ajuda a manter informações sobre esse período organizadas.  A versão 4.3 ainda vem com correção de bugs, garantindo uma melhor performance do iOS 14 e ajustando os problemas das versões anteriores do sistema operacional.