Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Qualcomm promete uma verdadeira revolução no processamento de câmeras com o novo Snapdragon 888. A empresa garante um desempenho 35% mais rápido no processamento de imagem, podendo gravar com até três sensores ao mesmo tempo.

Em entrevista para o site Android Authority, Judd Heape, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm, explicou um pouco sobre como deve ser o sistema atualizado de processamento de fotos no novo chip.

publicidade
Velocidade maior

A maior velocidade de desempenho Snapdragon 888 é graças adição de um terceiro processador de imagem. A mudança permite a gravação de vídeos e capturas de fotos com até três câmeras funcionando simultaneamente. O recurso é interessante considerando que muitos smartphones de hoje contém pelo menos três sensores e isso deve se ampliar nos próximos anos, com o chip ainda em uso.

Agora, o novo processamento também deve ter melhorias no sistema de zoom das câmeras. Segundo Heape, a alteração pode ser sentida ao mudar de um sensor para o outro, antes o celular precisava de mais tempo para entender a troca e ampliar a imagem. “Antes, tínhamos que adivinhar para qual lente você iria mudar. Agora, não precisamos mais”, disse.

Vídeos 4K 120fps

Apesar de você conseguir utilizar três câmeras ao mesmo tempo, a Qualcomm ainda promete que o Snapdragon 888 consegue canalizar toda essa potência em um só lugar atingindo até 2,7 Gpix/s (gigapixels por segundo) de taxa de transferência.

Dessa forma, aparelhos modernos com telas de de 90 Hz, 120 Hz e até 144 Hz podem capturar e reproduzir um único stream de vídeo a 4K 120fps. Para isso, é claro, é necessário que tanto o dispositivo que grava quanto a tela que reproduz suporte a resolução

publicidade
HDR computacional

Uma das principais mudanças no processamento de câmera no Snapdragon 888 é o suporte ao HDR computacional. Com o novo recurso, é possível gravar vídeos ou capturar fotos com exposições diferentes para cada quadro, utilizando variações na velocidade do obturador.

Isso significa que você pode filmar algo focando em detalhes mais escuros e, em seguida, unir com outra exposição mais clara para equilibrar a luz na imagem. A empresa ainda diz que no futuro pode ser possível juntar ainda mais exposições diferentes por quadro usando o chip.

Mais melhorias

O novo chip ainda promete trazer mais velocidade na hora de capturar uma foto a 84 MP. Basicamente existe uma mudança na qualidade da imagem entre você visualizar ela na tela antes de clicar para capturar. Isso atualmente acontece com fotos de 84 MP no Snapdragon 865. Agora, esse atraso não deve mais acontecer em fotos dessa qualidade.

Heape também explica que o Snapdragon 888 vai ter uma grande melhoria no balanceamento de branco, na exposição automática e no foco automático em câmeras. Para fazer isso, a empresa treinou uma inteligência artificial utilizando imagens de pessoas reais, prometendo uma maior eficiência na utilização desses recursos.

Via AndroidAuthority