Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Google finalmente liberou a versão beta pública do sistema Android 11, que tinha lançamento previsto para o dia 3 de junho no lançamento do Google I/O, que acabou sendo adiado.

O Android 11 iria ser apresentado nesse dia em um evento virtual, que acabou sendo adiado por conta dos protestos nos Estados Unidos. Ele foi liberado hoje sem um evento, mas em compensação o Google disponibilizou vários vídeos que mostram os destaques do novo sistema. As novidades são voltadas para três pilares: pessoas, controle e privacidade.

publicidade
Comunicação entre usuários

O primeiro pilar fala sobre a comunicação entre os usuários e apresenta a API Bubbles, que libera aos desenvolvedores o uso de balões para conversas, antes visto no Facebook Messenger. Os balões podem se manter visíveis mesmo quando o usuário sai da janela, o que pode ser muito útil para conversas importantes.

Além disso, as notificações de conversas vão aparecer em uma nova área unificada, que vai facilitar tanto a abertura em balões, quanto a criação de um atalho para a conversa na home. Essa área também vai permitir que o usuário programe um lembrete e possa ser avisado sobre uma conversa em um horário específico.

O teclado também ganhou novas sugestões que são feitas a partir de contextos específicos. Quem controla o smartphone exclusivamente por comandos de voz vai gostar de saber que o Android 11 vai entender o contexto do que está sendo mostrado na tela. Além disso, o sistema será capaz de gerar legendas e pontos de acesso para comandos de acessibilidade.

Novos controles de mídia e de dispositivos conectados

O sistema também ganhou novos recursos de controle que ficam no botão de ligar. Ao clicar o botão por mais tempo, ele abre vários controles para dispositivos conectados de uma casa inteligente como TVs, lâmpadas e etc.

publicidade

Os controles de mídia também foram reformulados, e agora permitem controlar streams que estejam rodando no smartphone ou que estejam rodando de forma remota. Além disso, quando o usuário retoma o playback, eles voltam do ponto em que pararam.

Privacidade

Os novos recursos de privacidade permitirão um maior controle sobre as permissões dos aplicativos para o uso da câmera, microfone ou localização. A partir de agora, as permissões dos apps terão a opção de poderem ser autorizadas a cada uso. Além disso, caso os usuários não usem o app por um período logo, as permissões poderão ser automaticamente redefinidas.

Facilidades para desenvolvedores

Finalmente, temos alguns recursos que foram criados para facilitar a vida dos desenvolvedores no Android Studio 4.1 Beta e 4.2 Canary. O Google Play Console também foi reformulado, e ganhou 12 novos módulos para aumentar sua privacidade, segurança e consistência.

Beta já está disponível para smartphones Pixel

O Android 11 já pode ser baixado nos smartphones Pixel do Google, a partir do Pixel 2, mas em breve também poderão ser testados em outros smartphones.

Saiba mais sobre o Beta do Android 11 no Android Developers.

Via Olhar Digital.