Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google acaba de anunciar, em um post no seu blog, que pretende implementar fotos em 3D no Google Fotos, seu app de fotos. O nome escolhido pela empresa para essa nova função foi foto cinemática, devido ao seu efeito de profundidade.

Segundo a empresa, as fotos em 3D do Google Fotos serão produzidas através de inteligência artificial. A IA do Google será capaz de calcular a profundidade da imagem e, a partir disso, criar uma foto em 3D. Ou seja, não importa se a foto tem informações de profundidade armazenadas nela ou não.

publicidade

A IA é potente o suficiente para fazer essa transformação do zero. Assim, você não precisa se preocupar se seu smartphone for mais simples, ele ainda será capaz de fazer isso.

Suas memórias virando filme

O nome cinemático vêm do resultado desse processo ser uma imagem animada, através dum efeito panorâmico, muito utilizado nos filmes em cenas dramáticas. É relevante destacar que não se trata dum simples zoom, visto que os objetos da cena se movem em sentidos opostos: o foco da cena se aproxima da câmera, enquanto o fundo se afasta.

Além disso, todas as imagens do Google Fotos serão transformadas em imagens 3D automaticamente. Ou seja, você não vai precisar ficar escolhendo imagens para se tornarem 3D, o app faz isso por você e te avisa sempre que uma nova foto cinemática for criada.

Segundo o Google, esse incremento ao aplicativo de fotos foi criado para relembrar as memórias das fotos dum jeito mais vívido e realista, a fim de que o usuário seja transportado de volta ao momento em questão. Para compartilhar as fotos cinemáticas, também é fácil, já que o app pode transformá-las em vídeos.

publicidade

Essa nova função chega ao Google Fotos no mês que vem. Enquanto isso, podemos nos perguntar se as fotos cinemáticas, que nada mais são do que vídeos, ocuparão todo o espaço de armazenamento disponível. Ainda mais depois da decisão do Google de encerrar o armazenamento ilimitado gratuito do app.

Via XDA Developers.