Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O analista Ming-Chi Kuo foi o primeiro a levantar essa possibilidade no começo do semestre. Em cerca de um ano, a partir de 2022, o iPhone deve trazer zoom óptico de até 10 vezes.

Ele alegou que a Semco e a Sunny Optical – duas das maiores fornecedores de lentes do mercado asiático estariam se unindo ao rol de empresas que trabalham com a Apple.  Em seguida, um artigo publicado no site Digitimes (por trás de um paywall) e reforçado pelo The Next Web deu eco ao boato, embora citem nominalmente uma outra empresa: a Samsung, conhecida, entre outras coisas, pela sua ávida competição com a Apple no setor de smartphones (mas também fornecedora de lentes para várias fabricantes de celular).

publicidade
Briga de compadres

“O próximo iPhone pode trazer uma lente periscópica da Samsung”, diz o The Next Web. “Segundo o Digitimes, a Apple está buscando formas de aprimorar o kit de câmeras de seus próximos dispositivos – e a forma que encontrou para isso é ampliar as capacidades de zoom dos aparelhos. Aparentemente, ao invés de construir essa funcionalidade por conta própria, a Apple está se aproximando de empresas sul-coreanas para tornar isso uma realidade. E, ainda que nada esteja finalizado, a Apple pode acabar usando uma lente periscópica da Samsung”.

Basicamente, lentes periscópicas funcionam pelo mesmo princípio dos visualizadores de trajeto dos submarinos: ao aplicar um único espelho ao conjunto, a lente distorce a luz em 90º de inclinação, permitindo uma aproximação de imagem muito mais aprimorada. O desafio para a Apple seria fazer o kit inteiro caber dentro do chassis do iPhone – a empresa ainda teria que contar o espaço destinado a quantas lentes ela buscar usar nas gerações futuras de seu smartphone. O atual iPhone 12, por exemplo, conta com três.

Vale citar, porém, que esse tipo de tecnologia não é inédita. A própria Samsung já aplicou esse conceito com boa dose de sucesso no Galaxy S20 Ultra, então há um senso prático na ideia.

A Apple, como de praxe, não comentou os rumores sobre iPhone um dia ter o potente zoom óptico de 10 vezes.

publicidade

Fonte: Digitimes (atrás de um paywall) / The Next Web / 9to5Mac