Desde 2013 o governo dos EUA vem estudando alguma maneira de permitir o uso de celular no avião, em voos comerciais. Parece que a iniciativa naufragou, conforme divulgado por meio dum documento datado do fim de novembro.
A decisão, na verdade, vem de um dos órgãos ligados ao governo, chamado FCC (Comissão Federal de Comunicações). A FCC é uma agência do governo americano com uma função similar à Anvisa no Brasil, sendo responsável por regular todo tipo de comunicação no país, incluindo aquela por rádio, por televisão ou por satélite.
O que falhou?
Não houve só um motivo para que o plano fosse descartado. Uma das principais razões foi a dificuldade em estabelecer uma solução que agradasse a todos os interessados. Segundo o documento, a principal oposição à ideia vem dos pilotos e dos comissários de bordo. Eles argumentam que a maneira como foi proposta a introdução do uso de celular nos aviões não atende aos requisitos de segurança. Além disso, afirmam que tal decisão poderia comprometer a segurança nacional.
Outro motivo apontado é a necessidade de conduzir “estudos tecnicamente rigorosos, baseados em padrões específicos americanos”. Isso é fruto da maioria das pesquisas disponíveis, sobre a viabilidade de permitir celulares e suas ondas de transmissão em aviões, não ser feita nos EUA. Com isso, fica muito difícil entender e prever de que forma se daria a situação no país, o que significa outra motivação envolvendo falta de segurança.
Mesmo as entidades que concordavam com a liberação do celular no avião e a apoiaram ativamente não ofereceram uma solução possível de ser implementada. Ou, melhor dizendo, não oferecerem uma solução única que fosse viável. O documento afirma explicitamente que as abordagens sugeridas variavam demais, impossibilitando concordância também nesse ponto.
Com base nisso tudo, a FCC concluiu que a continuação das tentativas de permitir o uso de celular nos aviões “não serviria ao interesse público”, bem como não seria uma boa maneira de usar os recursos financeiros disponíveis. Enfim, parece que mesmo com a tecnologia 5G vindo a todo vapor, ainda vai demorar para os americanos conseguirem utilizá-la sem restrições durante os voos.
Via Android Police.
Imagem: Pixabay / Pexels / CC