Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Numa audiência recente nos EUA, o senador John Hawley questionou o CEO Mark Zuckerberg sobre uma suposta ferramenta de rastreamento do Facebook, a Centra, o que destacou como é difícil escapar dos olhos da rede social.

A empresa parece prestes a encarar um processo pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) por práticas anticompetitivas. Mas a audiência da semana levantou possíveis problemas de outra natureza, com a privacidade dos usuários.

publicidade

“Sob juramento, Zuckerberg admitiu que o Facebook tem ‘ferramentas’ para rastrear os usuários pela internet, por outras plataformas, por outras contas – tudo isso sem conhecimento do usuário. Pergunto quantas vezes essa ferramenta foi usada domesticamente contra cidadãos americanos. Zuck não vai dizer”, escreveu Hawley.

publicidade
Rastreio mesmo sem FB

A ferramenta, Centra, é o que está em questão. Pela imagem divulgada pelo senador, que teria sido conseguida através de um informante dentro da empresa, o Facebook pode rastrear dados de navegação de um usuário mesmo quando ele troca de conta, usando o identificador do hardware de um aparelho que é fornecido pelo fabricante, o IMEI.

Como coberto pela Input Mag, quando alguém entra no Facebook, a companhia usa um cookie “DATR”, que rastreia o usuário mesmo se ele não estiver logado na rede social e até se ele deletar o app, e por dois anos depois disso. Zuckerberg disse na audiência que “não está familiarizado” com a Centra.

O uso de ferramentas do tipo é uma base da monetização de anúncios em praticamente toda plataforma. A preocupação dos especilistas é o que pode acontecer se dados coletados por uma ferramenta de rastreamento como a Centra do Facebook caírem em mãos erradas.

Em resposta a preocupações desse tipo com privacidade no lançamento do iOS 14, a Apple agora vai exigir que os aplicativos peçam permissão ao usuário para usar o IMEI. Segundo Zuckerberg, a mudança pode tirar bilhões de dólares em renda para o Facebook.

Via inputmag