Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um ano após a apresentar a tecnologia na feira CIIE, a Panasonic lança a  sua TV com painel OLED Transparente. Os modelos TP-55ZT110 e TP-55ZT100 prometem imagem mais clara, com cores mais nítidas e maior ângulo de visão aos usuários. Tudo isto sem a necessidade da tradicional luz de fundo dos painéis OLED.

Como é possível?

publicidade

Nos painéis OLED convencionais, a composição se baseia por pixels munidos de duas camadas, uma para a composição da imagem a uma segunda auxiliar para iluminação do dispositivo. A TV transparente da Panansonic se baseia em uma nova composição de tela feita a partir de uma única camada. Os diodos dos seus pixels possuem capacidade de emissão de luz orgânica própria, dispensando a iluminação auxiliar. Consequentemente, tornando o dispositivo mais fino.

Esta nova tecnologia também possibilita um campo de visão maior ao usuário, permitindo visibilidade da imagem mesmo em ângulos oblíquos. Para que isto aconteça, os dispositivos que compõem o painel são encaixados a vácuo.

De acordo com a Panasonic, a espessura de tela da TV transparente mede menos de 1cm, de modo que o painel ultrafino pode ser facilmente aplicado em folhas de vidro, permitindo a utilização em vitrines ou letreiros digitais.

publicidade

A fabricante ainda explica que a principal diferença entre os modelos TP-55ZT110 e TP-55ZT100 está no módulo de escurecimento da imagem. Enquanto o primeiro foi desenvolvido apenas para a projeção de imagens transparentes, o segundo possui um módulo de escurecimento na parte traseira que permite alternar a exibição da imagem entre os modos “escuro” e “transparente”.

A transição é feita por meio de impulsos eletromagnéticos que reduzem a transmissão de luz na parte traseira do painel, tornando a imagem projetada “sólida”, mesmo em um ambiente altamente iluminado.

O mais interessante desta tecnologia é que por se tratar de uma tela “sem fundo”, a tecnologia de escurecimento também possibilita uma taxa maior de contraste com pouquíssimo reflexo na imagem.

Dentro e fora de casa

A tecnologia OLED transparente pode ser utilizado desde ambientes residenciais ou locações externas. A Panasonic acredita que isso possa revolucionar a estrutura de painéis de publicidade, sinalizações de trânsito e muito mais.

tv_transparente_panasonic-3

De acordo com a Panasonic, telas de OLED Transparente poderão ser utilizadas na composição de vitrines e displays informativos. Reprodução/Panasonic/YT

No entanto, vale ressaltar que a TV transparente da Panasonic não possui tecnologia 100% proprietária. De acordo com as especificações técnicas do produto, a responsável pela fabricação da tela OLED Full HD disposta nos dispositivos TP-55ZT100 e TP-55ZT110 é a LG. O que nos leva a crer que outras empresas também já estão desenvolvendo tecnologias similares.

Como as telas transparentes beneficiarão os smartphones?

Caso o OLED Transparente se mostre uma tecnologia viável no mercado de TVs e monitores, a sua aplicação no mercado de smartphones pode trazer inúmeros benefícios em questões estéticas, ou mesmo na otimização dos aparelhos. Além de permitir a construção de dispositivos mais finos, a exclusão de um painel traseiro de iluminação pode garantir uma vida útil maior da bateria dos dispositivos.

Tendo em vista que o consumo de energia é uma das queixas comuns entre proprietários de smartphones com telas acima das 6 polegadas, este seria um avanço bem-vindo para as próximas gerações de smartphones. No último ano, a Panasonic tem demonstrado interesse cada vez maior na criação de  soluções e tecnologias com o foco no mercado mobile, de modo que vale a pena ficar de olho nas próximas novidades da empresa.

Apesar disto, a fabricante ainda não anunciou o preço das televisões transparentes, apenas que estarão à venda em dezembro de 2020 no mercado asiático.

Via: SparrowNews