AndroidVídeosSamsung adota design radical e projeta celular que é 100% tela

Paulo Amaral2 semanas atrás8 min

Uma das pioneiras em adotar modelos de smartphones dobráveis, a Samsung agora quer radicalizar com um celular que é 100% tela. As imagens foram feitas pelo site holandês Lets Go Digital, a partir de pedidos de patente da Samsung. Elas mostram um smartphone cercado de telas por todos os lados. Além disso, ele teria um mecanismo deslizante parecido, mas nem tanto, com o usado pela HMD Global no protótipo do Nokia N95, que é lateral.

As 70 páginas da patente registrada no USPTO (Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos) descrevem detalhadamente como a Samsung pode criar um celular que é inteiro tela. De acordo com o site holandês Lets Go Digital, a empresa vai usar uma tela curva na parte frontal do smartphone, uma tela plana na traseira e várias telas semicirculares para formar as bordas. Mas, o interessante é que essa transição promete ser imperceptível ao usuário.

A reportagem diz que a promessa da Samsung é que o conteúdo, dependendo do aplicativo em uso, “simplesmente flua de uma tela para a outra”.

Celular inteiro tela da Samsung: Detector de clima e humor?

Samsung celular inteiro tela

Você já ouviu falar do “galinho da chuva”, aquele enfeite que vivia na cozinha da sua avó e mudava de cor se o clima também mudasse? E o anel do humor, que servia para ver se a menina que você gostava estava triste, feliz ou irritada?

Bom, mesmo que você não conheça nada disso, certamente ficará curioso para ver o que mais a Samsung promete no celular que é inteiro tela. De acordo com a reportagem do site holandês, a caixa transparente faria com que o smartphone “se adaptasse ao ambiente”, efeito que já é aplicado por algumas smartvs da própria marca.

Isso significa dizer que, se estiver chovendo ou nevando, elementos gráficos pré-definidos farão o usuário ter a sensação de que as gotículas – ou os flocos de neve – estejam, literalmente, saindo da tela do smartphone. Legal, né?

Inteligência Artificial promete ser avançada

A Inteligência Artificial (IA) do celular inteiro tela da Samsung promete mais. De acordo com as informações da patente, o smartphone reconhecerá os padrões do usuário e ajustará o que exibirá nas telas.

Por exemplo: você verifica o clima todos os dias antes de sair de casa e faz o mesmo caminho para o trabalho? Depois de um tempo, o smartphone reconhecerá essas tarefas como rotineiras e passará a exibir a você, logo cedo, o boletim meteorológico e as informações do trânsito.

Celular inteiro tela da Samsung ou Xiaomi Mi Mix Alpha?

Samsung celular inteiro tela

Afinal de contas, o celular da Samsung conseguiria superar o Mi Mix Alpha, anunciado em 2019 pela concorrente Xiaomi? A resposta mais adequada, ao menos pela impressão deixada pelas patentes, é que sim. No modelo da Samsung, ao usar o sistema deslizante, nenhuma câmera fica visível quando você o utiliza como um smartphone normal.

O smartphone também tem uma câmera principal na parte traseira, mas ela fica justamente na parte exposta quando você desliza o smartphone. No modelo da Xiaomi, por outro lado, há a faixa vertical da câmera, então na primeira impressão, o Mi Mix Alpha se sai melhor.

A questão é a documentação registrada no departamento de patentes apontou que a câmera frontal posicionada sob a tela vai detectar o usuário e, com isso, determinar quais telas precisam ser ligadas em qual momento.

Tela dividida é opção no Samsung

O celular 100% tela da Samsung permitirá assistir a vídeos com a tela dividida. Além disso, ele também poderia exibir o mesmo conteúdo em todas as telas de forma simultânea.

A patente registrada também prometeu um recurso interessante para os cinéfilos de plantão… ou simplesmente para quem gosta de gravar vídeos. Quando um conteúdo é mostrado na tela frontal, a parte traseira exibe informações sobre ele, tais como nome do arquivo, resolução, tamanho e data da gravação.

Pelo que promete na documentação da patente, esse smartphone com tela surround pode surpreender no mercado, não é?

Clique abaixo para ver o vídeo. Tanto ele quanto as imagens renderizadas foram feitas por Giuseppe Spinelli, o Snoreyn, em parceria com o site Lets Go Digital.

Via Android Authority.