Ameaçado de banimento dos Estados Unidos pelo ex-presidente Donald Trump, o TikTok mostrou que veio para ficar, ultrapassou Facebook, WhatsApp, Twitter e demais concorrentes e é, atualmente, dono do post de app mais baixado do mundo. A informação consta do relatório mais recente divulgado pelo site Nikkei Asia nesta segunda-feira (09/08).
De acordo com o balanço, o aplicativo, que em 2019 era apenas o quarto colocado no ranking mundial dos mais baixados, atrás de Facebook Messenger, Facebook e WhatsApp, ganhou popularidade em meio à pandemia da Covid-19. E foi impulsionado ainda mais depois que Joe Biden, sucessor de Trump, revogou a ordem executiva presidencial que pretendia banir o app dos Estados Unidos.
O resultado divulgado hoje confirma a tendência mostrada em uma pesquisa realizada com maiores de 18 anos entre os dias 23 de fevereiro e 2 de março deste ano. Batizada de “Estudo sobre Autenticidade”, ela apontou que o TikTok, agora o mais baixado do mundo, é o único app entre todas as redes sociais utilizado para “levantar o ânimo”. A pesquisa de autenticidade também apontou que 75% dos usuários se sentem parte de uma comunidade usando o app, e 80% disseram se identificar com o conteúdo do TikTok.
Novas tendências
Os números que colocaram o TikTok como o app mais baixado do mundo também foram impulsionados pelas novas tendências que surgiram com a rede social. O TikTok deu início à Era dos vídeos curtos e engraçados, mas foi se moldando com o passar do tempo e incorporando novidades.
Não à toa, viu redes sociais rivais “copiarem” suas ideias, com o lançamento do Instagram Reels ou do YouTube Shorts. Até o momento, no entanto, as novidades dos outros aplicativos não foram suficientes para frear o crescimento do TikTok até o topo da lista como app mais baixado do mundo. O Instagram é o 4º colocado, e o YouTube está fora do top 10.
Via Phone Arena
Imagem: Kon Zografos/Pixabay/CC