Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Facebook está trabalhando em uma nova ferramenta para seu óculos de realidade virtual que deve projetar os olhos do usuário na parte externa do acessório. A ideia por trás desse procedimento é promover o contato visual para que o usuário possa conversar com as pessoas ao redor sem precisar retirar o óculos da cabeça e interromper suas atividades no aparelho. Para demonstrar sua tecnologia, a empresa publicou um vídeo em seu perfil oficial na rede social (que pode ser visto abaixo).

publicidade

Para realizar essa proeza, os engenheiros estão trabalhando em um processo que está sendo chamado de reverse pass-through VR (ou atravessamento VR reverso). Atualmente, o ‘atravessamento VR’ trabalha utilizando câmeras na parte externa do acessório para projetar o mundo dentro do óculos, como se a luz tivesse “atravessado” o aparelho de forma similar a um óculos de grau.

Printscreen do óculos de realidade virtual do Facebook que mostra os olhos

Teste do reverse pass-through VR no óculos

Nesse processo inverso, os engenheiros que trabalham no óculos de realidade virtual do Facebook acoplaram câmeras no aparelho para captarem os olhos do usuário, bem como seus movimentos, e projetarem numa tela externa disposta na altura em que os olhos do humano estão. No momento, o resultado ainda é um pouco bizarro, quase uma realidade saída de algum livro do George Orwell ou filme do Stanley Kubrick. De qualquer forma, com os altos investimentos que Zuckerberg tem feito no ramo, isso deve ser melhorado em breve.

Protótipo do óculos de realidade virtual do Facebook que mostra os olhos

Acima, uma imagem de um protótipo para mostrar como a solução já evoluiu.

publicidade
Outros planos para os óculos VR

óculos de realidade virtual do Facebook que mostra os olhos

A novidade ainda está sendo testada e, como dito, precisa aprimorar ainda mais até chegar em um produto de mercado. Seria esse o motivo para a empresa ter adiado o lançamento de seu Oculus Quest 3? Ainda é cedo para dizer. Talvez a ferramenta nem seja aprovada já que, em um primeiro olhar, é possível dizer que ela pode gerar alguns debates.

óculos de realidade virtual do Facebook que mostra os olhos

Ainda assim, essa pode ser mais uma das mudanças que o Facebook pode fazer em seus acessórios de realidade virtual para se aproximar do público. Assim como a possibilidade de integração com o sistema Apple Health, como foi visto no código do aplicativo Oculus VR para iPhone.

Via Pocket Lint