Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um apelo do iPhone é sua câmera: a Apple mesma reserva bons minutos das suas conferências para falar dos aspectos de hardware até o software pensando na experiência fotográfica. Assim, parece que uma das novidades não divulgadas do iOS 15 deverá ser uma melhoria para estes registros, principalmente em ambientes com luz estourada, que geram reflexos.

Um usuário observou que no iOS 15 beta 4, o próprio software de câmera está editando estes reflexos incômodos. Eles acontecem quando um objeto luminoso acaba chamando tanto a atenção da lente que todo o resto escurece um pouco. E não só isso: ele acaba causando um efeito de difusão na sua própria forma, e causa borrões de luz na fotografia.

publicidade
Antes e depois mostrando app de câmera do iOS 15 removendo reflexos da fotografia

À esquerda, imagem processada pelo iOS 15 com melhorias de reflexos, e à direita, a imagem original/ Imagem: doubleluckstur/Reddit

O dono de um iPhone 12 que detectou esta melhoria automática percebeu sua implementação quando julgou que seria necessário editar a foto antes de publicá-la. Para sua surpresa, ela parecia melhor que o registro que fez. Através do recurso Live Photo ele pôde confirmar que originalmente os reflexos causavam problemas na fotografia, mas o app de câmera do iOS 15 beta 4 lidou com problema sozinho.

Para vários iPhones, com resultados mistos

Apesar de a novidade ter sido observada no iPhone 12, em fóruns outros usuários foram atrás de testar a novidade em modelos mais antigos. Há relatos de que mesmo o iPhone XR ganhou esta melhoria com a versão de testes do sistema operacional. Mas os resultados são mistos.

Por exemplo, quando os reflexos na câmera são bastante intensos, o software de câmera do iOS 15 não promove ajustes. Pode ser tanto um problema algorítmico, como a incapacidade de um pós-processamento eficiente em situações mais extremas. Ou ainda a detecção de que a foto foi tirada daquela forma com o intuito de mostrar reflexos intensos de luz.

De qualquer forma, a Apple deverá falar mais sobre essa novidade quando lançar a atualização de forma pública. Isto deverá acontecer em setembro, quando os iPhones 13 serão oficializados. Vale lembrar, os futuros smartphones deverão trazer um novo arranjo de lentes, além de tela renovada e um processador mais potente.

publicidade

Via Apple Insider