Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google vai iniciar o bloqueio de versões mais antigas do Android, impedindo logins de celulares mais antigos a partir de 27 de setembro. A empresa informa em seu post oficial que essa ação faz parte de seus esforços para garantir a segurança em seu sistema operacional.

Versão realmente antiga

Aparelhos rodando o Android 2.3.7 (ou versões anteriores) poderão obter erros de nome de usuário ou senha ao tentarem fazer login e acessar os produtos e serviços do Google, como Gmail, YouTube e Maps. Além disso, não será possível criar novas contas do Google, fazer alterações de senha no Google ou realizar uma redefinição de fábrica. Em outras palavras, os celulares se tornarão praticamente inúteis.

publicidade

Os usuários são aconselhados a atualizar seus dispositivos para as versões mais recentes do Android (3.0 ou posterior) assim que possível, para que não percam o acesso aos aplicativos e serviços do Google. Aqueles celulares antigos que não podem atualizar para versões mais recentes do sistema operacional podem tentar fazer login em suas contas do Google usando um navegador da web, que lhes fornecerá uma maneira alternativa de usar os serviços do Google em dispositivos Android não suportados.

Para saber qual a versão do Android em seu celular, é necessário acessar o aplicativo Configurações do seu telefone, tocar em Sobre o dispositivo (ou Sistema, em alguns casos) e em Avançado. Há uma opção de Atualização do sistema, que realiza a atualização para a versão mais recente que pode ser instalada no celular.

Mudança deve afetar poucos telefones

Estamos falando em celulares realmente antigos: o Android 3 saiu em 2011. De acordo com uma análise do Statista, apenas 0,04 por cento dos usuários do Android em todo o mundo ainda estavam usando uma versão anterior a 4.0.3 em abril de 2021. Versões anteriores a essa foram lançadas antes de 2011, e hoje são consideradas obsoletas para diversas funções. De qualquer forma, verificar e atualizar o sistema operacional do telefone é sempre importante, inclusive para casos em que o celular antigo está sendo usado como uma câmera de painel ou câmera de segurança.

Via NextPit e Bleeping Computer

publicidade

Imagem: Pexels/Pixabay