Após fechar uma parceria com a Telefónica para melhorar a receita na América Latina e Europa, o TikTok anunciou recentemente uma parceria com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para pagamento de direitos autorais no Brasil. De acordo com o comunicado, a parceria favorece todos os criadores de conteúdo da plataforma, seja artistas, compositores e editoras musicais.
O TikTok afirma que junto com o escritório privado brasileiro, o contrato trará uma ajuda para os artistas que trabalham dentro da rede social, espalhando suas criações através de canais de distribuição. Ainda no contrato, o acordo inclui “pagamento retroativo pelo uso de músicas na plataforma, estabelecendo uma parceria para o futuro”.
Confirmando a mais nova parceria com TikTok, o Ecad postou a notícia em seu site oficial. Além disso, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição fez uma publicação em seu perfil no Twitter.
Seguindo com a nossa missão de manter a música viva, fechamos um contrato com o TikTok para o pagamento de direitos autorais aos criadores das obras disponíveis na plataforma. #Ecad #ParaManterAMúsicaViva #DireitoAutoral #DireitosAutorais #TikTok pic.twitter.com/Jz9nlFxUPT
— Ecad (@Ecad_Oficial) July 28, 2021
A superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim comentou sobre a nova parceria com o TikTok: “Essa primeira parceria entre o Ecad e o TikTok é mais um importante passo para a indústria da música no Brasil e para os autores e artistas no nosso país”. Isabel disse também que o acordo chegou no momento certo, onde os artistas brasileiros precisam de uma fonte de renda digital para continuar produzindo suas criações.
Pelo lado do TikTok, José María Escriña (diretor de Licenciamento Musical e Parcerias do TikTok para a América Latina) revelou que essa parceria vai estimular o crescimento das diferentes fontes de receita dos criadores de conteúdo dentro da plataforma. “Estamos animados para oferecer esse fantástico conteúdo musical para nossos creators incríveis”, revelou Escriña, mostrando empolgação com o acordo fechado.
Confira também: TikTok quer incentivar lives no app e apresenta novos recursos.
Imagem: Cottonbro/Pexels/CC