Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google lançou hoje uma expansão para seu recurso que informa a lotação do transporte público no Maps. A ferramenta havia sido lançada originalmente em 2019, mas chegou no Brasil ano passado e não tinha a complexidade que ganhou com a atualização nova. Inclusive, a Apple já implementou a sua versão para seu Maps no iOS 14.5.

O recurso do Google Maps permite ao usuário verificar a situação de lotação do ônibus ou metrô no momento do embarque e, assim, decidir se pega o espera o próximo carro (torcendo para estar mais vazio). Funcionamento bastante parecido com o do app Quicko, lançado em maio deste ano.

publicidade

Nessa nova atualização, esse medidor de lotação do transporte público passou a ser disponibilizado para 10 000 cidades em 100 países pelo mundo. Aqui no Brasil, nos informou a assessoria de imprensa do Google, a ferramenta funciona plenamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em outras localidades, funciona parcialmente, mas já é possível indicar a situação para que o Google colete os dados e possa exibir em um futuro breve.

Inteligência por trás disso

Diferente do Quicko que usa basicamente as informações enviadas pelo usuário sobre a situação de lotação do transporte público no momento, o Google Maps tem outros mecanismos. Ele utiliza IA para detectar a frequência com que os veículos estão lotados, bem como dados do Histórico de Localização do usuário que são coletados anonimamente sem risco de expor o dono do smartphone.

Para verificar a lotação da sua linha de ônibus ou do metrô, basta abrir o Google Maps e traçar uma rota para onde deseja chegar. Nas opções que devem aparecer, é só escolher aquela que tem o transporte público que você costuma usar e tocar no horário correspondente. O Google Maps vai mostrar se o carro está lotado, se sobra algum lugar, se está vazio e outras opções entre essas. Por enquanto, esse recurso está disponível somente no app para celular, mas deve chegar aos PCs.

Via Ars Technica

publicidade

Imagem: Kanawa_Studio/iStock