Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Há aproximadamente um mês, a Apple lançou uma versão beta teste de seus sistema operacional para o iPhone. A versão mais recente traz diversas atualizações, inclusive a polêmica (entre as empresas) App Tracking Transparency que aplica políticas de transparência quanto à coleta de dados de usuários. Agora, o iOS 14.5 deve receber também uma atualização no seu Apple Maps.

Publicidade

A Apple está trabalhando em um recurso que irá permitir ao seu serviço de Maps mostrar a lotação de um determinado ponto de interesse em tempo real. O serviço já existe no Google Maps e mostra o quão a média de pessoas que estão em uma loja ou no transporte público naquele horário.

Como será o serviço

No menu de Serviços de Localização do iOS 14.5, que fica dentro de Configurações, existe uma seção atualizada que informa como funciona o recurso no Apple Maps. Intitulado Rotas e Tráfego, o tópico revela que enquanto o usuário do iPhone estiver em trânsito (caminhando ou dirigindo), seu celular vai enviar seus dados de GPS, velocidade de tráfego e pressão barométrica de forma sigilosa e encriptada para a Apple. E são essas informações que irão ajudar o sistema a identificar a lotação de vias e espaços.

Além disso, ao abrir um aplicativo próximo a um local de interesse (como uma loja ou ponto de serviço público), o iPhone também deve enviar esses dados de geolocalização de forma protegida. Com essa informação, o Apple Maps pode mostrar a outros usuários a lotação do estabelecimento.

Por enquanto, o recurso não possui uma apresentação visual no app de mapas, há somente a informação citada acima. O que indica que deve chegar em uma nova atualização do beta teste ou na versão final do sistema operacional. Aparentemente, a Apple também só vai coletar esses dados de quem deixar a opção ativada.

Via MacRumors