Você pode não saber, mas nesse sábado, dia 17 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Emoji e é claro que o Google não ficou sem comemorar essa data especial para os emojis. Como forma de celebrar a data a empresa anunciou uma atualização em algumas de suas figuras, com ajustes e melhorias pontuais. Agora, cerca de mil emojis serão repaginados, ou para ser mais preciso, 992 deles.
Sim, eu disse alguns porque, apesar de parecer muito, mil são cerca de 28% de todos os emojis do Google. A maior parte das mudanças não trocam drasticamente o estilo do emoji e são apenas atualizações estéticas. Uma alteração que merece destaque é do emoji do Google com máscara. A figura que antes parecida triste, já que sinalizava um rosto doente, mudou de ares. Agora, a maior parte das pessoas usam máscaras para justamente prevenirem infecções, então o formato anterior não fazia mais sentido. Confira a nova versão:
Outras mudanças envolvem emojis de comida, como frango e bacon, que agora parecem mais frescos. Além disso, emojis como o de torta devem sofrer modificações para ficarem mais globais, já que algumas figuras são mais associadas com os Estados Unidos.
Novas versões dos emojis do Google
Apesar de terem sido relevados como parte do pacote do Android 12, os novos emojis pode começar a dar as caras antes do lançamento da nova versão do sistema operacional. Isso porque o lançamento vai estar disponível também para apps que usam Appcompat, que permite aplicativos obterem determinadas atualizações do Android mais cedo.
Isso pode não servir para todo o aparelho, mas alguns apps específicos podem se beneficiar. Agora se o celular não for receber o Android 12, provavelmente o usuário vai ficar sem a atualização de emojis do Google.
Lembrando que esse ano não tivemos a tradicional atualização do Unicode Consortium, que padroniza os emojis no mundo todo. Geralmente, no primeiro semestre, são lançadas novas figuras, mas dessa vez isso atrasou devido à pandemia da Covid-19. É bem possível que nós só vejamos emojis inéditos em setembro.
Via The Verge