Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Banco Central (BC) possui um app chamado Dinheiro Brasileiro que ajuda a identificar e conhecer os itens de segurança presentes nas cédulas do Real. Disponível para Android e iOS, a ferramenta traz informações como localização desses itens nas notas e a respectiva descrição, além de um recurso de scanner para auxiliar nas tarefas. Obs.: o app não analisa a real autenticidade da cédula escaneada.

As duas famílias de cédulas da nossa moeda possuem itens de segurança que permitem às pessoas saberem se existe alguma falsificação ou irregularidade no dinheiro que têm em mãos. Os detalhes existentes nas cédulas são marca d’água, faixa holográfica, alto-relevo, número escondido, imagem latente, registro coincidente, elementos fluorescentes, quebra-cabeça, número que muda de cor e fio de segurança. Com cada nota possuindo suas características particulares.

publicidade
Notando os detalhes da nota

usanso o scanner do app Dinheiro Brasileiro para uma nota de 2 Reais

É fácil usar o app Dinheiro Brasileiro, tanto para verificar os itens de segurança, quanto para escanear uma nota de Real que a pessoa quiser saber os detalhes. A ferramenta solicita acesso à câmera do celular e, ao capturar a imagem da cédula, o valor é identificado, com os pontos onde está cada detalhe. É necessário que a câmera esteja apontada para o verso da nota (onde estão as imagens dos animais).

Nesta função de scanner, o app identifica inclusive à qual família a cédula de Real pertence. A primeira família começou a circular em 1994, com as cédulas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 Reais possuindo as mesmas dimensões, estando ainda em circulação e sendo substituída pela segunda família até hoje. Nela, está a rara nota de 1 Real, que deixou de ser produzida em 2005. A última produção de cédulas da primeira família ocorreu em 2013, com as notas de 2 e 5 Reais.

prints do app Dinheiro Brasileiro

publicidade

A segunda família de Real já traz dimensões diferentes para cada nota e conta com os valores de 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 Reais. Vale lembrar que a nota de 200 Reais começou a circular no ano passado e todas as cédulas ainda são produzidas pela Casa da Moeda.

O Banco Central, além do app Dinheiro Brasileiro, também possui sua página online com informações sobre a primeira família do Real e uma cartilha sobre a segunda família do Real. Além disso, há um site específico do BC para conhecer mais sobre as moedas de Real e suas características clicando aqui.

Imagem: Joel santana Joelfotos/Pixabay/CC