Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Com o webinar de abertura chamado “Potenciais do Real em formato digital”, o Banco Central (BC) está iniciando neste mês de julho uma websérie para debater as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil. Em nota, o BC afirma que pretende compor esforços com a sociedade junto às ações da Agenda BC# a respeito deste tema, tendo como norte as diretrizes que foram divulgadas em maio deste ano. A Agenda BC# é uma agenda de medidas voltadas para o desenvolvimento do mercado financeiro criada pelo Banco Central no final de maio de 2019.

Além de debater o estabelecimento das bases para a futura emissão de um Real digital, a série de webinars do BC vai levantar cenários com casos de usos que poderão se beneficiar dessa implementação no país. As tecnologias mais adequadas também estarão em foco nos encontros que ocorrerão ao longo do segundo semestre de 2021.

publicidade
Série conta com sete encontros no segundo semestre deste ano

A série de webinars “O Real Digital” será composta de sete encontros, que começam no dia 29 deste mês. Haverá mais encontros em agosto, setembro, outubro e novembro, com dias e horários que ainda não foram anunciados. Em cada encontro, um tópico relevante para o andamento dos trabalhos será discutido com representantes dos provedores de serviços financeiros (fintechs, bancos), provedores de tecnologia (provedores de infraestrutura tecnológica para mercados financeiros, aplicativos de celular e big techs) e com a sociedade em geral.

O webinar de abertura terá início às 11h e será mediado pelo diretor do BC, João Manoel Pinho de Mello. Estão confirmadas as participações do professor Robert Townsend, do MIT, que está envolvido com o projeto do Dólar digital e que fará a fala de abertura. O professor Eduardo Diniz, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), e Keiji Sakai, country manager da R3 (empresa que atua junto ao consórcio responsável pelo blockchain Corda) estarão em uma mesa redonda.

Após este primeiro encontro, estão programados eventos com os temas “Cidadania, Segurança de dados, sigilo e rastreabilidade”, “Operações offline”, “Smart contracts, IoT e dinheiro programável”, “Emissão e Movimentação”, “Integração internacional” e “Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes”, nesta ordem. A série de webinars sobre o Real digital pode ser acessada pelo canal oficial do BC no YouTube, com avisos e divulgações sendo postados no site e nas redes sociais do banco.

Imagem: Eduardo Arsand/Pixabay/CC

publicidade