Clubhouse lança Backchannel, função de DMs de texto - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Clubhouse lançou de forma oficial nesta quarta-feira (14/07) seu recurso de mensagens diretas, o Backchannel. A ferramenta, disponível tanto para usuários iOS como Android, já tinha sido acidentalmente vazada um mês atrás e possibilita que as pessoas na plataforma passem a trocar as populares “DMs” (mensagens diretas) — como no Instagram ou Twitter — enquanto conversam nas salas de áudio.

publicidade

A ferramenta, por enquanto, sofre de algumas restrições. Por exemplo, você ainda não pode enviar imagens ou vídeos em uma conversa. O Clubhouse garante que essas funções estarão disponíveis em breve, mas por enquanto, além das mensagens de texto, os chats (individuais ou em grupo) permitem apenas o envio de links. Haverá também uma caixa de entrada secundária opcional onde ficarão as solicitações de mensagens.

Em testes desde junho, o Backchannel foi lançado pelo Clubhouse como uma forma dos moderadores conversarem entre si enquanto uma sala estiver ativa e também uma solução para as pessoas que quiserem se conectar após um evento. Em outro aspecto, trata-se ainda de uma maneira de manter os usuários dentro do app, em vez de “terceirizar” as conversas para outra plataforma, e expandir o status do próprio Clubhouse, que agora deixa de abrigar apenas chats para voz.

Backchannel, nova ferramenta do Clubhouse

Ascensão da concorrência

Com este avanço, o Clubhouse espera atenuar a ameaça de rivais já estabilizados no mercado como Twitter e Facebook, que aproveitaram o embalo do app e lançaram seus próprios recursos para voz — respectivamente, Spaces e Live Audio Rooms. Desde o início de maio, o aplicativo tem visto uma queda significativa de downloads, segundo dados do Sensor Tower, em razão da entrada das Big Tech neste nicho de mercado.

Um pouco por conta disso, o Clubhouse liberou, no fim do mesmo mês, o serviço para o Android. Após a expansão, a empresa diz ter já alcançado oito milhões de downloads sistema operacional do Google.

Via The Verge

Imagem: Clubhouse/Divulgação