O Instagram começou a testar nesta terça-feira (13/07) um novo adesivo de compartilhamento nos Stories. É o recurso de “recompartilhar”, uma função em que os seguidores poderão saber se aquele conteúdo visualizado no story do Instagram está disponível em outra seção da plataforma.
Por enquanto, a função está disponível apenas para um grupo de usuários. Funciona assim: quando você adicionar o adesivo de recompartilhamento no story, uma guia de “visualizados recentemente” aparecerá direto na bandeja com todas as publicações vistas nas últimas horas, salvas ou postadas, para serem lançadas com o selo. Na triagem de publicações, valerá qualquer tipo de conteúdo: um Reel, um vídeo do IGTV ou um conteúdo retirado do feed.
A partir daí, a publicação recompartilhada aparecerá como um elemento do story propriamente dito junto com o adesivo. Vale lembrar que, atualmente, essa operação é inviável porque, sim, você pode até repostar um conteúdo de feed ou um Reel qualquer, mas essa publicação será exposta em um pano de fundo simples. Já com o adesivo de recompartilhar, você pode fazer um story com vídeo no Instagram, por exemplo, falando sobre um assunto aleatório, e incluir, na mesma postagem, uma publicação retirada do seu feed ou de outra pessoa.
“Sabemos que às vezes as pessoas acham o conteúdo recompartilhado como menos envolvente, pessoal e divertido”, explicou um porta-voz do Instagram sobre os testes. “Esperamos que, com esta nova experiência, as pessoas sejam encorajadas a serem mais intencionais e deliberativas ao compartilharem coisas importantes para elas.”
Confiança em engajamento
O Instagram não garantiu que o recurso chegará ao app oficial, mas vai aproveitar o feedback dos usuários para entender se a mudança pode interferir positivamente na qualidade das publicações. A empresa também deduz que as pessoas, ao serem estimuladas a revisar o conteúdo que consomem, passarão a compartilhar mais stories e revalorizar as publicações expostas na plataforma.
Nos últimos meses, o Instagram vem experimentando diversas novidades, entre elas a possibilidade de publicar vídeos com tela inteira e o recurso de posts sugeridos no feed. A companhia também anunciou no último dia 23 que em breve os usuários poderão publicar imagens através do computador.
Via The Verge e Tech Crunch