Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Instagram está lançando um novo recurso de acessibilidade através de um adesivo: a plataforma adicionou a possibilidade de legendas automáticas nos Stories através de uma figurinha especial. A novidade está sendo lançada pouco após a plataforma adicionar novas possibilidades ao Reels e às lives.

Essa função já estava disponível no IGTV, que vem abrindo espaço para a área de vídeos mais curtos da companhia, na sua tentativa de competir com o TikTok. Sendo liberada para Android e iOS, a nova função de legendas automáticas para Stories no Instagram, por enquanto, funcionará com falas em inglês. Até por isso o aplicativo só está adicionando essa figurinha especial em territórios nos quais esse seja o idioma nativo.

publicidade

Ou seja, por enquanto nada de legendas automáticas no Instagram Stories no Brasil. O The Verge descreve que, uma vez inserida em um Stories, o adesivo especial permite a edição individual de cada palavra detectada, com apenas uma por linha, para que o usuário corrija eventuais interpretações erradas do sistema. O texto vai aparecendo conforme as falas são ditas, e não de uma vez só. É possível mudar cores e o estilo da tipografia. Fora do âmbito de redes sociais, Zoom e Google Meet também correram para lançar transcrições aos seus consumidores.

O TikTok possui função parecida para o idioma inglês também. Essa categoria de ferramenta tem dois benefícios imediatos para os utilizadores: permitir entender o contexto de vídeos quando não é possível ativar o som, e melhorar a experiência de redes sociais para pessoas com deficiência auditiva. A função de legendas automáticas para Stories do Instagram deverá também chegar ao Reels, segundo a empresa. É esperado, também, que o recurso opere com outros idiomas futuramente, de modo a oferecer os benefícios dessa adição de forma global à comunidade de usuários.

Via The Verge

Imagem: Julia M Cameron/Pexels