A pandemia impulsionou o uso de ferramentas de vídeo, e Zoom, Google Meet, e Microsoft Teams foram algumas das soluções neste segmento que ganharam novos usuários. A Microsoft inclusive lançou o Together Mode no Skype, que simula a experiência de um mesmo ambiente com todos os participantes visualizáveis via câmera. A função já estava disponível no outro app de comunicação da companhia — mas parece que está começando a reduzir o número mínimo de participantes para funcionar
A ideia do Together Mode, lançado originalmente para o Teams, é a de recortar os usuários, em vídeo, e colocá-los em um mesmo ambiente digital — por exemplo, um auditório. Um pouco descontraída, a ferramenta “quebra” a interface protocolar de cada usuário no seu próprio quadrado na interface de software. Porém, exigia um número grande de participantes para ficar disponível.
Love the fact I can use together mode in #MicrosoftTeams with only two people when I'm on the developer preview 😍
I'm almost never in meetings with 5 or more people🙄
Great change 🌠 pic.twitter.com/86bAitGBTW
— 💫🌙 Amanda Sterner 💫🌙 (@amandassterner) July 1, 2021
No atual preview para desenvolvedores, parece que mesmo grupos menores — como de duas ou mais pessoas — já podem usar o Together Mode do Teams. Assim, não deverá ser — futuramente — necessário participar de uma aula, seminário, ou reunião de trabalho para utilização do efeito criativo, podendo ser empregado em chamadas de vídeo com amigos e familiares.
Together Mode para grupos menores não está funcionando o melhor possível
Por estar disponível em uma versão de testes do Microsoft Teams, o Together Mode só está funcionando para os usuários que conseguem vê-lo como opção disponível no aplicativo. Curiosamente é possível que alguém no preview consiga ativar e ver o convidado na interface personalizada — sem que a pessoa do outro lado, sem acesso a esta função, o visualize também.
Vale lembrar, a Microsoft tem a pretensão de tornar o Teams um mensageiro mais pessoal a longo prazo. A integração sistêmica com o Windows 11 é um sinal disso. Com os testes em versões restritas, em breve o Together Mode para grupos menores deverá fazer sua estreia em todas as plataformas.
Via The Verge