Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Speedtest acaba de ganhar uma nova atualização que indica qual a resolução máxima que sua conexão de internet suporta ao ver vídeos em serviços de streaming. Embora com o teste normal já fosse possível prever isso, a versão 4.6.1. do app da Ookla fornece mais precisão através de um teste específico para determinar a resolução ideal de streaming na sua conexão.

Apesar de ser uma novidade no app Speedtest, funções semelhantes já eram presentes na concorrência. O teste de velocidade do Google, por exemplo, encontrado ao se pesquisar “velocidade de internet” ou algo semelhante no site, descreve o que a conexão testada suporta. Isso tanto em termos do número de dispositivos que podem permanecer conectados simultaneamente quanto o que esses dispositivos podem fazer.

publicidade
Diferente da concorrência

Mesmo assim, no entanto, enquanto o Google oferece essas informações de forma relativamente genérica, a nova ferramenta do Speedtest é bem mais completa, justamente por ser programada para isso. Além disso, no app do Speedtest, para saber até qual resolução de streaming sua internet aguenta sem precisar carregar ou pausar os vídeos, basta acessar a seção apropriadamente chamada Vídeo, inaugurada nessa atualização.

Reprodução de tela do teste de vídeo da nova atualização do app Speedtest

Feito isso, o Speedtest vai avaliar continuamente as resoluções que a conexão testada suporta. O teste é realizado, aliás, através da exibição de um vídeo, para simular a situação real.

Imagem mostra, através de captura de tela, o teste de conexão em andamento e seus resultados

publicidade

Ao fim dele, além do resultado referente à resolução máxima suportada, o app mostra também o tempo de carregamento e a porcentagem de tempo em que o vídeo ficou carregando. Além disso, como é possível observar na captura de tela acima, o app também sugere em que tipos de dispositivos a resolução resultante é mais apropriada.

Com a popularização da conectividade 5G ao redor do mundo, mas que infelizmente ainda levará um tempo para chegar aqui, bem como da resolução 4K (de 3840×2160 pixels) nos serviços de streaming, essa recente atualização do Speedtest parece vir em hora apropriada. Afinal, nada pior do que ter que ficar esperando aquele filme ou série que você assiste carregar só por causa da resolução escolhida.

Via SamMobile

Imagem: Cottonbro/Pexels