Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma nova atualização do Speedtest chegou para aumentar as dores de cabeça das operadoras de celular. O app da OKLA agora consegue gerar um mapa extremamente preciso da cobertura de telefonia – do mundo todo até a sua rua.

O mapeamento está na barra de ferramentas do aplicativo, no canto inferior direito. A partir da localização do usuário, o Speedtest mostra o tipo de cobertura de cada frequências de rede – 3G/2G, LTE, 5G e até mesmo nenhuma. Além disso, também é possível avaliar a cobertura de outras operadoras.

publicidade

sequencia de telas que mostram mapa do Brasil

A versão anterior do Speedtest já exibia um mapa de coberturas de rede, embora bem mais modesto, conforme as imagens abaixo. O aplicativo é uma espécie de canivete suíço das conexões, testando a velocidade da internet e oferecendo VPN de 2 GB. O download está disponível gratuitamente na Apple e Play Store.

Até onde a rede vai

Quando o usuário abre o aplicativo, há uma cantilena de autorizações esperando – e o app tenta esclarecer ao máximo o motivo de ser tão invasivo. O app exibe anúncios na versão gratuita, e pergunta se pode coletar dados de usuário para “oferecer” às operadoras, aprimorando os serviços de telefonia. A escolha, no entanto, é opcional.

Para determinar a cobertura de rede, o Speedtest pede acesso à chamadas de telefone e localização. Através da coleta da rede no seu celular (e no dos outros), o app estabelece uma base de dados de onde tira a média das frequências. Após o cálculo, ele distribui a estatística pelo mapa, em áreas de 300 m².

publicidade

sequência de telas do aplicativo que mostram a cobertura de redes no Brasil e nos Estados Unidos

Ao testar o aplicativo, fui testar a cobertura de rede em outros locais. Nos Estados Unidos, por exemplo, o aplicativo imediatamente sugeriu abaixo uma relação nova de telefonias locais. Ou seja, além de estimar a cobertura no nível ultra-local, o usuário também pode decidir para qual operadora migrar numa viagem.

O Speedtest pode ser útil para os viajantes que precisam avaliar se os seus destinos possuem boa cobertura de rede. Além disso, com o edital para leilão do 5G por aí, outras operadoras terão maior distribuição de sinal. O usuário poderá usar o app para monitorar se as promessas das empresas de telefonia serão cumpridas ou não.

Via Android Police e Xda Developers

Imagem de destaque: 13_Phunkod (Shutterstock)