AndroidAplicativosNotíciasVídeos do YouTube agora rodam em 4K em qualquer Android

Gabriel Daros2 semanas atrás4 min

A gente não tem nem olhos para isso: uma atualização recente do YouTube permite que os usuários assistam vídeos em 4K, mesmo que o aparelho não tenha essa resolução diretamente de fábrica. De acordo com dois usuários do Reddit, o recurso permite carregar vídeos em até 2160p (ou seja, 4K) e 60 quadros por segundo, e está chegando silenciosamente aos dispositivos Android.

print de tela do youtube mostrando vídeo no segundo plano e, à frente, uma lista com todas as resoluções até 4k
Créditos: sssxun (Reddit)

Anteriormente, o app limitava a resolução do vídeo para a resolução da tela que estava transmitindo. Agora, o YouTube carrega os vídeos em resoluções maiores do que o suportado, incluindo 4K. Para quem se pergunta se isso traz alguma diferença, o que é possível notar é uma nitidez e contraste maiores.

O efeito tende a ser mais visível em telas maiores, e provavelmente é mais útil para aqueles smartphones que estão entre o FullHD e o 4K. Vale lembrar que o vídeo não muda a resolução do seu aparelho. Se ele exibe em 1080p, a imagem exibida ainda será na mesma resolução.

Atualização paralela

Considerando que a atualização é feita por um servidor paralelo, talvez você tenha de esperar um pouco até ter a opção. Enquanto os informantes descobriram a nova resolução em um smartphone Pixel 5, testamos o mesmo vídeo em um Moto G6 Plus e a opção ainda não estava disponível.

Por fim, é importante lembrar também que vídeos do YouTube sem suporte a resolução 4K não serão carregados para além de sua resolução máxima. Quem quiser testar se seu aparelho já está carregando o YouTube em 4K, basta ir nessa playlist e ver se a opção de 2160p já está disponível.

Via 9to5Google

Imagem: vichie81 (iStockPhoto)