Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Live View, função de realidade aumentada do Google Maps, teve uma ótima novidade anunciada na conferência Google I/O, o desenvolvimento de experiências em ambientes fechados. Preparado pelo Google para funcionar em locais públicos geralmente complicados, o Live View já começa a se expandir e está acessível para os usuários das estações de metrô do Japão.

Hoje, o Google Maps informou que já estão sendo oferecidas visualizações ao vivo em seus apps Android e iOS, com navegação interna nas principais estações e instalações comerciais da JR East (Japan Railroad East – empresa japonesa de linha férrea para passageiros). São exemplos de estações onde o Live View em ambiente fechado já pode ser usado a estação de Tóquio, a estação Shinjuku, a estação Shibuya e a estação Ueno, entre várias outras. O Google ainda informa que mais instalações alvo serão expandidas futuramente.

publicidade

publicidade

Um post do Google Maps no Twitter deixa bem ilustrado o que os usuários do app com o Live View agora podem encontrar no app em ambientes fechados. No teaser, é possível ver cenas da própria estação de Tóquio. A ferramenta auxilia o usuário com informações sobre a direção para a qual o celular deve apontar (consequentemente, para onde a pessoa deve se orientar) e pina acessos a andares diferentes na área e à bilheteria. Curiosamente, no post, fala-se da estação de Zurique, na Suíça, e que no próximo mês (no caso, seria junho passado), o recurso estaria acessível para os usuários do Japão (o que está sendo publicado pela empresa só agora).

Global Localization

O Google explica que estas novidades são possíveis graças a melhorias na Global Localization, tecnologia na qual o Live View é baseado. Os avanços nesse desenvolvimento permitem que seja considerada a topografia de um local para mostrar com mais precisão o pin de destino na tela do celular.

Ao usar IA para escanear dezenas de bilhões de imagens do Street View, a tecnologia consegue identificar a direção que o usuário está enfrentando. Assim, ela é capaz de determinar a altitude e a posição mesmo dentro de um edifício ou de estruturas mais complexas formadas por diferentes níveis de andares e plataformas.

O usuário do Live View então consegue verificar a localização do elevador mais próximo, da escada rolante, encontrar um portão de embarque, a bilheteria, o banheiro, etc. No caso, por exemplo, da pessoa não saber como chegar ao destino da baldeação em uma estação terminal com vários andares, usando a ferramenta, ela verifica a rota correta com base na situação real dentro da estação. O mesmo para encontrar uma loja em um shopping ou um banheiro no aeroporto.

Via 9to5Google