AndroidAplicativosNotíciasGoogle Street View agora poderá usar fotos tiradas pelo próprio usuário

Rafael Arbulu3 meses atrás5 min

O Google divulgou uma novidade interessante para fãs do Street View: a versão beta mais recente do Google Maps inaugurou a função “Connected Photos”, que permite que fotos tiradas pelos próprios usuários componham a exibição de uma rua no app de GPS. Antes era possível contribuir, mas apenas com uma câmera de 360º.

Mas não é para todo mundo, infelizmente. O Street View agora suporta esse recurso em usuários Android, mas apenas aparelhos compatíveis com a tecnologia ARCore. É um recurso do Android usado em várias formas de realidade aumentada. Se o seu celular não tem, você possivelmente já descobriu. Este ano, usuários do Animal Crossing: Pocket Camp tiveram uma amarga surpresa. Eles se viram impossibilitados de jogar, sem conversa, após uma atualização incluir o recurso e tornar seus celulares retroativamente incompatíveis.

Para ajudar o Street View, basta apenas que você registre imagens conforme navega por uma localidade. Depois, o app do Google Maps e o Street View farão o restante: “Depois que você capturar suas imagens e publicá-las pelo app do Street View, nós automaticamente vamos rotacionar, posicionar e criar uma série de imagens conectadas”, disse o Google, por meio de seu blog oficial. “Então vamos posicionar essas imagens conectadas corretamente no Google Maps, então o seu Street View poderá ser encontrado na localização exata de onde a foto foi tirada, para outros a verem e explorarem”.

fotos Google Street View
Nova função do Google permite que usuários usem as próprias fotos no Street View (Imagem: Divulgação/Google)

O Google também confirmou que as exibições de imagens feitas pelo usuário tomarão prioridade no Google Maps, sendo realçadas com uma linha pontilhada azul caso a região que você estiver passando tenha fotos do tipo.

A ideia promete agradar moradores de endereços que carecem de alguma atualização. Não raro, os registros originais do Street View (feitos com um carro do Google equipado com câmeras em todas as direções) já são antiquados – algumas regiões que estavam em obras durante a primeira captura do serviço, hoje já contam com moradias completas.

Por ora, a função “Connected Photos” está disponível para testes apenas em Toronto (Canadá), Nova York e Austin (EUA), bem como Nigéria e Indonésia. Apesar de testes terem sido conduzidos no Brasil, ainda não há informação da disponibilidade do serviço por aqui. Geralmente o Brasil é um dos lugares usados em testes, então deve ser breve.

Fonte: Google