Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Zoom anunciou a compra de uma empresa que pode ajudar na tradução em tempo real usando inteligência artificial, o que é uma ótima notícia para permitir conversas entre pessoas que falam diferentes idiomas. A empresa tem lançado atualizações para tornar as videoconferências mais práticas, com a opção de transcrição de conversas, mais criativas, com o recurso de desenhos, e também inclusivas, com o compartilhamento dos pronomes de preferência, e todas essas iniciativas são louváveis.

Ao lado de alguns rivais, o Zoom é um dos apps mais usados durante a pandemia para reuniões e aulas em tempos de home office. A plataforma, que vem disputando público com o Google Meet, Microsoft Teams e outras, agora volta seus esforços para tradução em tempo real. Para isso, o Zoom comprou a Kites (Karlsruhe Information Technology Solutions), empresa sediada na Alemanha e dona de ferramentas de tradução simultânea com ajuda inteligência artificial.

publicidade

A empresa não esconde que esta compra vem para aprimorar a comunicação entre usuários de idiomas diferentes, e ter uma ferramenta inteligência artificial voltada a este objetivo torna os planos algo real. A transcrição, disponível apenas em inglês por enquanto, é útil para quem fala o idioma britânico revisar aulas, reuniões, e outros — mas a tradução poderá melhorar a acessibilidade do serviço e tornar os idiomas distintos uma barreira menor para o ambiente da comunicação.

Disputando mercado com Meet e Teams

Inicialmente desenvolvendo serviços de inteligência artificial para tradução de aulas de inglês e alemão, a Kites continuará na Alemanha, e o Zoom está considerando abrir um centro de pesquisa por lá também — para integrar os times. Não há a mínima previsão para uma função de tradução em tempo real via inteligência artificial na plataforma.

Vale lembrar, o Google Meet é outro serviço que buscou viabilizar transcrições na sua ferramenta. O Microsoft Teams está sendo repaginado para ganhar ares de mensageiro pessoal e será até mesmo integrado ao Windows 11. O novo investimento do Zoom vem para manter a aposta da empresa nesta “guerra” pelo consumidor — algo que Instagram, Twitter, e outras estão fazendo com o chat de voz popularizado pelo Clubhouse.

Via The Verge

publicidade

Imagem: Sundry Photography/iStock