Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Apesar do Zoom já contar com transcrição de chamadas há um tempo, apenas os usuários pagos tinham acesso à funcionalidade. Assim, o rival Google Meet tinha uma vantagem, já que essa é uma função gratuita da plataforma de videochamadas. Para não ficar para trás, o Zoom está começando a liberar a transcrição de chamadas para todos os usuários. Através de um post no seu blog, a plataforma anunciou que a liberação será gradual e, até a primavera desse ano, estará disponível para todos.

Terá de esperar isso tudo mesmo?

Não necessariamente, já que é possível pedir o acesso grátis ao Live Transcription agora mesmo. Para isso, basta preencher um formulário do Zoom respondendo a algumas questões sobre a sua conta na plataforma e então inserir o seu email de usuário.

publicidade

A partir daqui, o seu usuário já passa a fazer parte da lista de liberação. Porém, vale lembrar que a transcrição de chamadas não será liberado de imediato. Além disso, é importante entender que você só deve solicitar a funcionalidade caso ela seja uma necessidade mais urgente.

Se você consegue usar o Zoom normalmente sem precisar da transcrição de chamadas, o aplicativo recomenda aguardar até que a funcionalidade esteja liberada para todos os usuários.

Vai funcionar em português?

Infelizmente a novidade vai atingir apenas os usuários que falam inglês. Até mesmo a forma de falar inglês pode atrapalhar na transcrição de chamadas automática. Sotaques e gírias locais muito específicas, por exemplo, está listado como uma das limitações da funcionalidade em sua página de suporte.

Além disso, também é importante notar que a transcrição pode ficar menos precisa caso haja muito ruído de fundo, ou seu microfone esteja com problemas para captar som. A página também especificou que o nível de proficiência de um usuário com o idioma pode ser um limitador.

publicidade

Nessas ocasiões, o próprio Zoom recomenda usar outro aplicativo para transcrição de chamadas. Ou seja, mesmo entrando no campo de competição com o Google Meet, o Zoom terá que se esforçar mais para conquistar usuários de países que não tem o inglês como idioma nativo. O rival já pode transcrever chamadas simultaneamente em português, por exemplo.

Imagem: Visuals / Unsplash