Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A conexão de internet mais rápida existente nos smartphones atuais é o mmWave 5G. Mas não é o que está acontecendo na prática. A maior parte dos aparelhos utiliza a tecnologia 5G sub-6GHz, que pode ser mais lenta que o 4G. Isso ocorre principalmente pela dificuldade de instalação do mmWave, que exige distâncias menores e um número maior de antenas. Felizmente, isso por mudar graças a um novo modelo de antena transparente.

As antenas atuais são colocadas nas laterais ou na parte traseira do celular, essa nova versão fica sob a tela e recebeu o nome de Antenna-on-Display (AoD). O modelo é desenvolvido pela chinesa Dongwoo Fine-Chem, empresa especializada em telas OLED sensíveis ao toque.

publicidade

Além do mmWave 5G, a antena também suporta as bandas n257, n258 e n260 mmWav. A ideia de posicionar embaixo da tela é por conta de ser uma área mais difícil do usuário tampar de forma integral ao manusear o telefone com as mãos, como ocorre com a traseira e as laterais. Isso pode oferecer um sinal mais estável e conexão mais rápida.

Tecnologia de mmWave 5G

A empresa ainda explica que a antena transparente pode ser uma verdadeira revolução no 5G, pois, além de smartphones, o modelo pode ser adotado também em outros aparelhos e até mesmo veículos, como carros e ônibus. Isso poderia facilitar o acesso a uma conexão móvel mais rápida.

No entanto, ainda existem ressalvas. A primeira delas é pelo fato da antena ficar embaixo da tela. A chinesa garante que o objeto é completamente invisível para o usuário, mas isso ainda não foi mostrado. Fabricantes de celulares já tiveram dificuldades ao implementarem dispositivos sob o display, como câmeras.

Mas não deve demorar muito para vermos mais detalhes das antenas mmWave 5G. A Dongwoo Fine-Chem confirmou que vai revelar a novidade durante a MWC 2021, feira de tecnologia que ocorre em Barcelona, na Espanha, durante os dias 28 de junho e 1º de julho.

publicidade

Via Android Authority

Imagem: Dilok Klaisataporn/iStock