Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Segundo um pedido de patente registrado pela Apple, a companhia pode estar estudando usar tecnologia de ar condicionado para seu headset de realidade virtual Apple VR, ou outros dispositivos do tipo no futuro.

A patente se chama “Air Deflector for Cooling System in a Head-Mounted Device” (“Deflector de Ar para Sistema de Refrigeração em Dispositivo Headset”, em tradução livre). O documento está registrado em nome dos inventores Phil M. Hobson e Sivesh Selvakumar, que já tinham patenteado outros métodos para garantir o conforto de usuários de headset de realidade virtual por longos períodos. No novo pedido de patente também constam os nomes de três outros inventores.

publicidade

O que vale para celulares vale para headsets: quanto mais componentes miniaturizados entram num aparelho, e quanto mais se exige desses componentes, mais ele tende a esquentar. E um headset quente poderia ser extremamente desconfortável. É mencionado na patente: “Como acontece com outros dispositivos eletrônicos, headsets podem empregar um sistema de refrigeração baseado na circulação de ar para manter os componentes eletrônicos em temperatura operacional desejável”. Outra sugestão é simplesmente desabafar o rosto, pelo simples fato de ter algo assim impedindo o ar de circular em parte da face por períodos longos.

Ter um sistema parecido com um ar condicionado para um headset de realidade virtual é uma função que pode dar uma vantagem importante na competição para emplacar um óculos de RV no mercado, uma competição que promete ser acirrada em 2022. Pense em sentir o mesmo calor no rosto que você sente ao usar um notebook no colo por muito tempo, ainda mais no verão brasileiro.

Mas a própria Apple cita vários problemas para realmente implementar essa tecnologia. “Gerenciar uma operação eficiente do tipo sem prejudicar a experiência do usuário é uma tarefa desafiadora para o desenvolvimento de headsets”, diz a patente.

publicidade

Via Apple Insider

Imagem: Julia M Cameron / Pexels