Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O headset de realidade virtual (VR) da Apple deve empregar lentes de “Fresnel híbrido” para manter o peso do aparelho abaixo das 150 gramas, enquanto aprimora sua qualidade e desempenho óptico, de acordo com um novo relatório técnico feito pelo analista especializado Ming-Chi Kuo, divulgado pelo MacRumors.

Se você não estranhou o nome, parabéns, em primeiro lugar, seu fã devotado do VR. “Fresnel híbrido” é uma tecnologia patenteada pelo Facebook, usada pela empresa na composição das lentes dos dispositivos Oculus.

publicidade
Três camadas de lentes para cada olho

Segundo Kuo, o que o headset VR da Apple deve fazer é empregar três camadas de lentes Fresnel (inventadas há mais ou menos 200 anos) para cada espaço ocular – totalizando seis lentes por completo -, completando o restante da construção do aparelho com componentes plásticos mais leves.

“O propósito deste design é o de aprimorar o campo de visão [FOV] e reduzir a espessura e peso [do aparelho]”, disse Kuo. “Nós acreditamos que a Apple usará um design com lentes de Fresnel híbrido para aprimorar a performance (por exemplo, melhorar a visualização de vinhetas e artefatos ópticos), sendo que cada conjunto de Fresnel híbrida conta com três lentes de Fresnel normais. Cremos que o design da Apple atingirá um melhor equilíbrio de forma e FOV que os concorrentes”.

Lentes podem ser da Young Optics e Genius Electronic Optical

Segundo rumores, as tais lentes Fresnel serão fornecidas pela Young Optics em parceria com a Genius Electronic Optical. Entretanto, esses possíveis avanços não significam uma redução no preço final do aparelho (é da Apple que estamos falando, afinal…). Boatos indicam que o headset VR da Apple deve sair com custo sugerido de US$ 3 mil (R$ 16,43 mil na conversão direta).

Isso, claro, supondo que o projeto realmente exista: embora o Kuo tenham ampla credibilidade com todas as coisas que envolvam a Apple e tenha vários rumores que se comprovaram em seu currículo, a Apple em si nunca sinalizou o desenvolvimento de qualquer projeto em VR. A expectativa é que o aparelho que ela teoricamente tem em produção seja lançado no primeiro trimestre de 2022.

publicidade

Imagem do destaque: Weibo