Um recurso que vem ganhando bastante destaque nos produtos da Apple, o Find My, pode aparecer nos aparelhos concorrentes com uma contraparte criada pelo Google para o Android. Pelo menos é isso que indica registros do beta do Google Play Services encontrados pelo XDA Developers, que citam uma funcionalidade semelhante.
Os usuários do Android já contam com o Encontre Meu Dispositivo, do Google (que usamos na imagem de destaque), e com esses dois sites, mas para funcionar, o smartphone precisar estar ligado e contestado na internet. O sistema da Apple cria uma rede entre os aparelhos para localizar o iPhone perdido. Esse mesmo modelo também é usado nas recém-lançadas AirTags.
Os registros encontrados na versão de testes do Google Play Services sugere um modo que “permite que seu telefone ajude a localizar o seu dispositivo e o de outras pessoas”. Com isso, é possível imaginar que a gigante das buscas esteja desenvolvendo um modelo capaz de localizar dispositivos próximos por Bluetooth.
Novo Find My no Android
Da mesma forma como ocorre nos aparelhos da Apple, ativar a função no Google deve ser opcional, mas caso o usuário escolher não ser localizado, também não vai poder aproveitar o recurso para encontrar seu aparelho em caso de perda. Considerando o fato de que o número de smartphones Android no mundo é maior que a quantidade de iPhones, as possibilidades são ainda mais amplas.
Isso também pode permitir, claro, que o Google lance um modelo de rastreador semelhante as AirTags. No entanto, ainda é preciso ter cautela, já que até o momento, só temos o indício de que a empresa planeja lançar um Find My para o Android, isso pode nunca chegar a ver a luz do dia.
De qualquer forma, poderemos ver mais sobre isso em breve, com o beta do Android 12, que deve começar a ser liberado nos próximos meses e pode ter indicações do Find My, assim como o Google Play Services. A versão final da nova versão do sistema operacional é aguardada para o segundo semestre, provavelmente no mês de setembro.
Via XDA Developers