Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Em diversas redes sociais, proprietários de AirTags estão relatando sua decepção com a impossibilidade de compartilhar a localização dos itens rastreados pelos aparelhos com o resto da família. Através da função Family Sharing, usuários da Apple podem usar o app Find My para localizar aparelhos da marca; como iPhones, iPads e AirPods; dos filhos, parceiros ou pais.

A questão é que os usuários esperavam que a função se estendesse para objetos rastreados por AirTags compartilhados pela família, como chaves de carro, por exemplo. Mas não é o caso, e muitos consumidores foram pegos de surpresa por essa diferença.

publicidade
Reclamações surgiram no Reddit e outros fóruns

AirTags contam com baterias pequenas e removíveis

No Reddit, no MacRumors e em sites de atendimento ao consumidor da Apple, os usuários explicaram os incômodos da falta da função Family Sharing para AirTags: “recebi meus dois AirTags hoje”, escreveu o usuário Amadeus4000 no fórum de discussão do site da Apple. “Vamos usar um para cada um dos nossos cachorros. Fiquei desapontado ao ver que não posso compartilhar a localização deles com a minha esposa. Faria todo o sentido.”

No fórum do MacRumors, Mr X escreveu: “Fiquei surpreso que a Apple não incluiu uma opção de compartilhar AirTags com pelo menos os membros da família. O Tile permite compartilhar ‘itens’. Por exemplo, eu e minha mulher temos nossos próprios carros, mas trocamos aleatoriamente. Ela sempre perde as chaves dela pela casa e agora não posso encontrá-las, só ela pode. Espero que eles acrescentem essa função em breve”.

Atualmente, a única função disponível para AirTags através do Family Sharing é desativar o alerta de segurança, um aviso sonoro de que a AirTag de outra pessoa está com você.

publicidade

Como o MacRumors apontou, a decisão de não incluir a função de compartilhar AirTags com a família pode ter sido desencadeada por questões de privacidade. Nesse sentido, recentemente a organização americana National Network to End Domestic Violence alertou que AirTags podem representar um perigo para pessoas em situação de violência doméstica. Segundo especialistas em segurança, os rastreadores da Apple podem ser usados para saber a localização de uma pessoa 24 horas por dia sem que ela saiba.