Usuários, clientes e parceiros da mLabs (além da própria plataforma), que fornece serviço de gestão de mídias sociais, foram surpreendidos com a desativação da ferramenta no Facebook na última quinta-feira (10/06). Com a desativação, todo o conteúdo da mLabs ficou oculto na rede social, o que significa, dentre os problemas mais graves, a não execução de um dos mais importantes serviços oferecidos pela plataforma.
Perfis pessoais de fundadores e administradores da mLabs também foram desativados
Em nota, a mLabs buscou esclarecer que a ação do Facebook foi inesperada, sem aviso ou advertência prévia, desativando e ocultando posts de mais de 330 mil empreendedores, inclusive postagens antigas. Para deixar as coisas ainda mais graves, no comunicado, a mLabs informa que a rede social desativou o app de desenvolvedor da empresa, as páginas comerciais da mLabs no Facebook (e seu grupo fechado no Facebook) e também no Instagram. Além disso, os perfis dos fundadores e administradores da integração do app com o Facebook também foram desativados, como informa a nota.
O comunicado registra que algo parecido aconteceu em 2019 (um vídeo postado pelo perfil da mLabs na época pode ser visto aqui), com o Facebook restabelecendo os posts dos clientes da empresa dois dias após os conteúdos terem sido ocultados. A plataforma informa que seu app está homologado pela rede social há seis anos e, ao longo de sua nota, reforça que a ação do Facebook foi arbitrária. No texto, há também o pedido da mLabs para que seus clientes, parceiros, seguidores e simpatizantes reforcem (por meio da central de atendimento da rede social) a solicitação que a plataforma já fez para o retorno dos conteúdos.
Como funciona a mLabs
O app da mLabs permite que empresas e demais empreendedores programem seus posts em mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Os clientes da empresa programam, em muitas das vezes, datas e horários para posts com conteúdos promocionais de seus produtos. Agências de marketing também usam a mLabs para fazer a programação de posts nas páginas sociais de seus clientes e coletar métricas de interação.
Um dos clientes da mLabs nos relatou que, ao buscar informações sobre o que está acontecendo, verificou que um dos problemas pode estar relacionado ao uso de APIs (interfaces de programação de aplicações) que extraem dos perfis dos usuários informações para construção de métricas. Por exemplo, informações sobre número de visitantes, cliques nos posts e comentários. Para este cliente, o que pode estar acontecendo é uma ação do Facebook para coibir ferramentas que fornecem serviços muito parecidos com os que o Facebook Business fornece.
O que diz a mLabs
Em resposta à colocação do cliente, a mLabs informou que não possui esse tipo de informação ainda, tendo em vista que a equipe da empresa está verificando o motivo pelo qual ocorreu a desativação do app por parte do Facebook. A mLabs reforçou que a empresa foi surpreendida com a ação inesperada e, ao entrar em contato com seus usuários e realizar verificação interna, notou que o acesso da plataforma ao Facebook para ações como conectar/renovar permissão de acesso, publicar agendamentos e as publicações que já foram feitas via mLabs estão ocultas nas redes sociais de seus clientes. Com isso a empresa está tomando as providências cabíveis e entrando em contato com o Facebook dos EUA. O Facebook não retornou aos nossos contatos até o encerramento desta matéria.
Imagem: Betexion/Pixabay/CC