Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Dark Sky, um app de previsão de tempo ultra-local presente no iOS, irá sair do ar e inviabilizar o uso de suas APIs e versões para navegador no final do ano que vem. A ferramenta, adquirida pela Apple no ano passado, já havia sido desabilitada para Android em agosto do ano passado, e tinha o fim completo esperado para o último mês de 2021.

Em um comunicado oficial no blog do Dark Sky, o serviço explica que clientes que utilizam sua API, bem como o app e o serviço na página continuam no ar até então. Até lá, zonas de clima, sensação térmica e previsões conforme a hora continuam facilmente visualizáveis.

publicidade

O anúncio do fim das atividades do Dark Sky marca a primeira vez que um app da Apple vai sair do ar. Embora o aplicativo não seja o primeiro e tampouco o único a colocar seus usuários à par da conversa de elevador, seus usuários apreciavam a possibilidade de controle granular de condições climáticas. Pelo visto, será necessário achar outro lugar para confirmar como estará o clima no dia seguinte.

Para se ter ideia da importância do app, a própria Apple adquiriu o Dark Sky por uma quantia não especificada e passou a implementar funções similares em suas ferramentas de clima a partir do iOS 14. Agora, com os recursos já bem sólidos no sistema operacional, talvez a empresa não veja mais sentido para manter o aplicativo funcionando.

Ainda não está claro qual será o destino derradeiro do Dark Sky quando ele sair do ar — alguns fãs esperam que o app seja integrado a versões futuras do iOS. Durante o Apple Keynote, a ferramenta nativa de previsão do tempo apareceu listada como alvo de alguns upgrades, então a possibilidade não está descartada. Infelizmente, usuários do Android terão de continuar procurando um substituto — ou quem sabe, criar o seu próprio.

Via Ars Technica

publicidade

Imagem: Reprodução/Dark Sky