Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um dos recursos mais subestimados do Android são os widgets: os utilitários para a área de trabalho do celular que, por não saber como usar, muitos usuários jogam direto na lixeira. De fato, widgets demais na tela significam diferentes apps rodando de forma simultânea (em segundo plano) no seu smartphone, o que gasta bateria e processamento, então, o negócio parece que não compensa, não é?

Então, não é bem assim. Quando alinhado com as suas principais tarefas, um widget pode aumentar sua produtividade, poupar seu tempo e até organizar sua área de trabalho. Portanto, separamos algumas dicas para você utilizar essas opções de maneira mais eficiente:

publicidade
KWGT Kustom Widget Maker, para fazer do seu jeito

Para resolver uma tela principal lotada de apps, os usuários podem instalar o KWGT Kustom Widget Maker. Funcionando como uma espécie de “programador de utilitários”, o aplicativo permite que o usuário crie macros para as mais diversas funções do smartphone, como horas, bateria, lembretes e outras notificações. Através dele, também é possível programar para medir outros dados de funcionamento, como uso de processamento e bateria.

O KWGT Kustom Widget Maker é especialmente útil para usuários que querem montar o widget do seu jeito. Além das funções, também é possível mudar formas, cores e tamanhos, bem como criar uma interface que siga estes mesmos padrões.

O aplicativo possui versões gratuita e pro na Play Store, com a versão avançada inclusa gratuitamente no Google Play Pass (se você achar que a assinatura compensa).

Event Flow Calendar Widget, sua agenda na tela principal

Alguns usuários podem ter se desapontado com o widget padrão do Google Agenda e, portanto, desistido da ideia de se organizar por ele, ou ainda, ignorar os lembretes. Nesse caso, o Event Flow Calendar pode ajudar a colocar suas tarefas em ordem e finalmente migrar para a agenda digital.

publicidade

Desenvolvido exclusivamente para Android, o Event Flow Calendar possui widgets de agenda personalizável para a tela principal do celular. A ferramenta possui três modos — os eventos diários, o calendário mensal e a previsão do tempo para a semana — todos eles com ajuste fino de tamanho e transparência.

O aplicativo está disponível gratuitamente pela Play Store, com customizações disponíveis apenas para o usuário premium.

TickTick, para controle dos afazeres

Seguindo a mesma linha de widgets customizáveis para Android, temos aqui o TickTick, um app de lista de tarefas de interface simples e leve. Ele permite programar tarefas, lembretes, prazo de realização e outras mecânicas de organização. O programa também possui timer Pomodoro de produtividade e listas de hábitos.

Uma vantagem do aplicativo é que ele possui a função de compartilhar a lista com amigos e família, o que torna tudo especialmente útil se a ferramenta for utilizada para compras em conjunto. O utilitário possui diversas versões em widgets, tanto como calendário quanto opção de lista de tarefas.

O TickTick está disponível gratuitamente na Play Store, com funções pagas no app.

Google Keep Notes, para transformar a tela num mural

Por último, separamos uma ferramenta do Google que já fizemos uma breve avaliação por aqui, e que não recebe o amor que merece. O Google Keep é um widget para Android, iOS e WearOs que age como um quadro de avisos no celular, permitindo tomar notas de texto, listas e até mesmo fotos.

Com destaques de cor, integração com o Docs e integração com o Desktop, o Keep concentra notas de forma integrada e permitindo compartilhamento com outros usuários. O app está disponível gratuitamente para baixar na Play Store, e já está disponível por padrão em smartphones Pixel.

Via AndroidPolice e AndroidAuthority