Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Vivaldi, aquele navegador focado em privacidade que se manifestou abertamente contra os FLoCs, lançou recentemente a quarta versão do seu navegador para desktop e Android. O aplicativo, que até então apresentava mais ferramentas voltadas para a segurança digital, mudou o seu foco para se tornar um canivete suíço da internet livre nessa última atualização, oferecendo diversos utilitários em sua própria interface.

Pesando menos de 50 MB, o navegador possui uma estrutura baseada em Chromium, assim como o seu contemporâneo Brave, já mencionado por aqui. Ambos figuram na lista de recomendações para quem gosta do browser do Google, mas está cansado do Chrome, e embora os dois tenham vantagens quando se trata de privacidade digital, a mentalidade difere. No Brave o usuário pode escolher ser pago para ver anúncios do próprio navegador, enquanto o Vivaldi retira qualquer anúncio e chatice de cookies.

publicidade
Testando o canivete suíço da internet

Assim que instalei o Vivaldi, o navegador imediatamente fez a pergunta essencial que um navegador de privacidade faria: o que você quer permitir no seu app? Anúncios, rastreadores ou nenhum dos dois. O app permite mudar temas entre claro, escuro e cores personalizáveis para cabeçalho e fundo.

Tela inicial do navegador VIvaldi

Captura de tela: Vida Celular

Uma vez configurado (e é possível sincronizar as configurações para operar no navegador para desktop quanto mobile), o Vivaldi exibe sua aba principal, e usuários de navegadores Chromium em smartphones vão imediatamente notar os novos ícones: na parte inferior, o ícone de busca, que permite trocar na hora qual buscador utilizar. À direita ficam as abas abertas e, à esquerda, os marcadores especiais.

Notas e tela inicial de uso do Vivaldi

Captura de tela: Vida Celular

Na aba de marcadores, o app separa em Speed Dial as páginas exibidas na tela inicial, e nos Bookmarks, as páginas favoritas. No ícone de relógio, o histórico exibe as páginas acessadas até então, com a opção de pesquisar ou limpar em um simples toque. E por último, um app dedicado de notas no próprio navegador, permitindo criar anotações em três cliques.

Tela do jogo Vivaldia, do navegador Vivaldi

Captura de tela: Vida Celular

Um destaque especial vai para o jogo do navegador do Vivaldi, o Vivaldia. Como uma versão melhorada do jogo do dinossauro do Google, neste você controla um power ranger em um monociclo futurista que precisa desviar de obstáculos, derrubar drones e coletar moedas numa realidade distópica. Para um game de navegador, os comandos são bem responsivos.

publicidade
Utilitários ainda estão em beta

 

Além dos aspectos de privacidade, o Vivaldi possui outros utilitários sincronizados com o navegador, como a opção de traduzir páginas diretamente pelo Vivaldi Translator. A ferramenta utiliza o Lingvanex para oferecer uma tradução sem rastreamento de histórico em até 50 línguas.

Outros utilitários beta, como o Mail, permite que você acesse qualquer conta POP3 ou IMAP diretamente no navegador, pesquisando e-mails enviados de acordo com contato. Outro diferencial de integração está no Vivaldi Sync, que sincroniza o funcionamento entre a versão desktop e mobile: o app permite quais páginas sejam alteráveis entre os dois dispositivos na seção “abas sincronizadas”.

Via AndroidCommunity