Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

No mês passado a Apple anunciou que o Music passaria a contar com Dolby Atmos, áudio espacial e som Hi-Fi sem custos adicionais. São tecnologias que permitem a emulação de canais sonoros adicionais, músicas com sensação de imersão, e sem perdas de qualidade por compressão, respectivamente. Anunciados para algum momento de junho, os novos recursos começaram a chegar ao aplicativo, pouco após a abertura da WWDC 2021.

Publicidade

Foi ainda no final de maio que as primeiras tags envolvendo estas novidades deram sinais da sua implementação no Apple Music. Ao lado do iOS 15, a empresa oficializou a liberação das primeiras músicas com áudio espacial e Dolby Atmos — mas a qualidade Hi-Fi, música de alta fidelidade que exige inclusive  hardware de áudio específico, parece ter ficado para outro momento.

O Dolby Atmos basicamente tenta simular um sistema home theather nos fones, como se vários canais de som estivessem disponíveis, só que no mesmo hardware. O áudio espacial se aproveita disso e tenta projetar música 360º. Somadas, as novidades permitem que, através dos fones de ouvido, seja emulado um ambiente sonoro que causa a sensação de deslocamento de instrumentos e vozes oriundos das mais diversas direções. O que isto causa no usuário é a impressão de que a música não está necessariamente sendo direcionada para os ouvidos, mas que está quase que presente no mesmo espaço.

A compatibilidade do Dolby Atmos e áudio espacial no Apple Music está confirmada para todos os fones da empresa com os chips H1 ou W1. Ou seja, todos AirPods e earbuds da Beats. No seu evento, a Apple destacou que “alguns” conteúdos selecionados já estão com as novas tecnologias, como álbuns de Ariana Grande, Lady Gaga, J Balvin, The Weekend e Kacey Musgraves. A novidade já chegou, inclusive, a território brasileiro. O usuário só precisa estar no iOS 14.6 ou no beta do recém-anunciado iOS 15.

Via Engadget

Imagem: Brett Jordan/Unsplash/CC