Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Spotify lançou nesta semana o Só Você, uma análise personalizada de como cada um dos 356 milhões de usuários da plataforma possui uma relação exclusiva com o serviço de streaming. A campanha acontece no aplicativo, exibe resultados como quais artistas você ouve em sequência, seu “jantar dos sonhos” e até mesmo um “mapa astral” musical, e todo esse conteúdo pode ser compartilhado nas suas redes sociais. Você inclusive já deve ter visto nos Stories no feed dos seus amigos.

publicidade
Só você fica logo na página inicial do app

A nova campanha está na tela inicial do app e, ao clicar, ele exibe as combinações que o usuário faz, como, por exemplo, os gêneros que você mistura. No meu caso, por exemplo, o Spotify diz que misturar hip hop brasileiro com action rock é algo que só eu faço, mas considerando a quantidade de usuários, o termo provavelmente é figura de linguagem. A plataforma também exibe uma linha do tempo, concentrando os lançamentos mais antigos e mais recentes dos últimos streamings.

O Só Você é muito similar ao Wrapped do próprio Spotify — aquela retrospectiva que mostra artistas, músicas, gêneros e playlists mais escutadas ao longo do ano. Entretanto, a plataforma explica que, neste caso, os resultados exibem um panorama de como você ouve música, ao invés de o que está sendo ouvido.

O app também exibe os três gêneros que o usuário mais escuta, e permite a criação de um “Jantar dos Sonhos”: você escolhe um a cada três artistas, três vezes, para se juntar à sua mesa num cenário ideal. E enquanto o Spotify obviamente não envia passagens com reserva em hotel para este grande momento, o prêmio de consolação é uma playlist personalizada com os artistas selecionados.

App utiliza algoritmo para montar playlists coletivas personalizadas

O Só Você utiliza três critérios diferentes para criar o mapa astral dos usuários do Spotify: no signo solar, o app aponta o artista mais ouvido nos últimos seis meses. Já no ascendente está o último artista que você conheceu na plataforma. No signo lugar seria, em tese, o artista que mais te representa emocionalmente — e se isso é uma avaliação algorítmica ou uma mera correlação com o horóscopo, não sabemos.

Além dos dados personalizados, o Spotify está testando o Blend (“Mistura”), um modo de playlist que mistura os gostos de mais de um usuário. Disponível tanto para usuários gratuitos quanto premium, a opção está na aba Feito Para Você, e ao clicar nela, é só convidar um amigo para a mistura. O recurso irá gerar a lista de faixas favoritas dos dois, que vai se atualizando conforme os usuários escutam. No entanto, o recurso ainda está em beta e irá levar um tempo até dar as caras para todo mundo.

Imagem: Divulgação/Spotify