

O Spotify lançou nesta semana o Só Você, uma análise personalizada de como cada um dos 356 milhões de usuários da plataforma possui uma relação exclusiva com o serviço de streaming. A campanha acontece no aplicativo, exibe resultados como quais artistas você ouve em sequência, seu “jantar dos sonhos” e até mesmo um “mapa astral” musical, e todo esse conteúdo pode ser compartilhado nas suas redes sociais. Você inclusive já deve ter visto nos Stories no feed dos seus amigos.
A nova campanha está na tela inicial do app e, ao clicar, ele exibe as combinações que o usuário faz, como, por exemplo, os gêneros que você mistura. No meu caso, por exemplo, o Spotify diz que misturar hip hop brasileiro com action rock é algo que só eu faço, mas considerando a quantidade de usuários, o termo provavelmente é figura de linguagem. A plataforma também exibe uma linha do tempo, concentrando os lançamentos mais antigos e mais recentes dos últimos streamings.
O Só Você é muito similar ao Wrapped do próprio Spotify — aquela retrospectiva que mostra artistas, músicas, gêneros e playlists mais escutadas ao longo do ano. Entretanto, a plataforma explica que, neste caso, os resultados exibem um panorama de como você ouve música, ao invés de o que está sendo ouvido.
O app também exibe os três gêneros que o usuário mais escuta, e permite a criação de um “Jantar dos Sonhos”: você escolhe um a cada três artistas, três vezes, para se juntar à sua mesa num cenário ideal. E enquanto o Spotify obviamente não envia passagens com reserva em hotel para este grande momento, o prêmio de consolação é uma playlist personalizada com os artistas selecionados.
O Só Você utiliza três critérios diferentes para criar o mapa astral dos usuários do Spotify: no signo solar, o app aponta o artista mais ouvido nos últimos seis meses. Já no ascendente está o último artista que você conheceu na plataforma. No signo lugar seria, em tese, o artista que mais te representa emocionalmente — e se isso é uma avaliação algorítmica ou uma mera correlação com o horóscopo, não sabemos.
Além dos dados personalizados, o Spotify está testando o Blend (“Mistura”), um modo de playlist que mistura os gostos de mais de um usuário. Disponível tanto para usuários gratuitos quanto premium, a opção está na aba Feito Para Você, e ao clicar nela, é só convidar um amigo para a mistura. O recurso irá gerar a lista de faixas favoritas dos dois, que vai se atualizando conforme os usuários escutam. No entanto, o recurso ainda está em beta e irá levar um tempo até dar as caras para todo mundo.
Imagem: Divulgação/Spotify