Novos detalhes sobre a parceria entre a Samsung e AMD para a criação das GPUs dos novos chips Exynos foram divulgados nesta terça-feira (1º), na Computex Taipei, tradicional feira de tecnologia que acontece anualmente em Taiwan. De acordo com as empresas, os novos SoCs da Samsung contarão com arquitetura gráfica RDNA 2 – a mesma utilizada na atual geração de videogames como o Playstation 5 e Xbox Series X.
Apesar do anúncio, não há muitos detalhes sobre quais aparelhos receberão a nova arquitetura. De acordo com a AMD, as empresas fornecerão mais informações sobre os novos chips no final de 2021, o que indica que não veremos a tecnologia em aplicação tão cedo.
Entenda a arquitetura RDNA 2
A arquitetura RDNA 2 é responsável por recursos gráficos como o Ray Tracing que garante mais detalhe nos traçados de luz e sombreamento das imagens, sendo um dos principais atrativos da nova geração de games. A tecnologia também é capaz de gerar imagens muito mais nítidas com até 54% mais velocidade que dispositivos da atual geração.
De acordo com a CEO da AMD, Lisa Su, “A Samsung e AMD fecharam uma parceria de vários anos para acelerar a inovação gráfica no mercado móvel. Estamos felizes em anunciar que o novo chip da Samsung terá ray tracing e recursos de sombreamento de taxa variável. Estamos realmente ansiosos para que a Samsung forneça mais detalhes em breve”. Confira a apresentação completa abaixo:
Watch the fantastic presentation of @LisaSu in here. @AMD revealed the future of graphics and computing including #RDNA2 for #Exynos. https://t.co/2OhVdPoAiW
— Samsung Exynos (@SamsungExynos) June 1, 2021
A parceria da Samsung e AMD deve balançar as bases do mercado de smartphones da coreana, uma vez que os seus aparelhos com Snapdragon, os SoCs feitos pela Qualcomm, são mais bem vistos pelo público na questão de desempenho, ainda que a performance dos Exynos não esteja atrás. A chegada do novo chip com arquitetura RDNA 2 pode inverter este mercado fornecendo um desempenho tão bom ou até mesmo superior ao que é visto pela arquitetura Adreno da Qualcomm.
Via The Verge
Reprodução: AMD/YouTube