Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Os jogos de fazenda foram um sucesso lá em 2008 no antigo Orkut, com a Colheita Feliz. Agora, podemos encontrar facilmente uma variedade de jogos nesse estilo disponíveis nos celulares. Desse modo, fiz uma lista com os melhores jogos de fazenda (gratuitos e pagos) que funcionam tanto para dispositivos Android quanto para iOS.

Muitos dos games desse estilo apresentam jogabilidade diferentes, como por exemplo, controlar um personagem visual ou apenas dar ordens para completar as ações com um personagem “invisível”. Confira a lista com os 7 melhores jogos de fazenda abaixo:

publicidade
1. Blocky Farm
Jogo de fazenda Blocky Farm para Android e iOS

Jogo de fazenda Blocky Farm para Android e iOS (Imagem: Divulgação/Jet Toast)

Com uma avaliação altíssima tanto na Play Store quanto na App Store, o Blocky Farm assume o primeiro lugar da lista. Como o próprio nome diz, o Blocky Farm tem um estilo de voxels no seu gráfico, onde conta com uma série de blocos individuais que formam o jogo. Podemos encontrar esse estilo visual no Minecraft.

No game da Jet Toast, você administra seu território, cuidando dos animais terrestres, pescando, colhendo plantações e até mesmo fazendo entregas para a cidade mais próxima de sua fazenda. Você ainda pode se relacionar com as pessoas que moram na cidade e nadar durante um passeio de barco. Vale dizer que você não precisa estar conectado à internet para jogar. Então, o jogo é muito bom para passar o tempo quando você estiver sem internet ou fora de casa.

2. Family Farm Adventure
Family Farm Adventure

Family Farm Adventure (Imagem: Divulgação/Century Games)

Disponível para download no Android e iOS, Family Farm Adventure também é muito elogiado pelos usuários. O jogo apresenta um dos gráficos mais impressionantes e detalhados que já vi em um jogo de fazenda. No game, você tem autonomia completa para decorar sua casa de fazenda, criar animais, fazer colheitas e preparar comida para seu próprio personagem. O jogo ainda oferece diversas missões para que você suba de nível e ganhe moedas, como por exemplo: “plantar milho 6 vezes”.

Você também pode explorar ilhas para resolver puzzles e ganhar recompensas ou coletar materiais para construir alguma estrutura em sua fazenda. Podemos falar que o Family Farm Adventure é um tipo de The Sims com fazenda, pois além de cuidar de seu boneco, você pode se relacionar com outros personagens que podem te ajudar no futuro.

publicidade
3. Stardew Valley
Stardew Valley

Stardew Valley (Imagem: Divulgação/Chucklefish Limited)

O RPG de simulação possui mais de 50 horas de conteúdo e foi desenvolvido pela Chucklefish fez um grande sucesso em 2016, quando foi lançado para computadores e acabou chegando para dispositivos móveis. O Stardew Valley foi inspirado na série de games mais famosa de fazenda, o Harvest Moon. Curiosidades à parte, assim como em todos os games dessa lista, no Stardew Valley, você cria sua fazenda, pesca, alimenta os animais e cuida das plantações de uma terra que pertencia ao seu avô.

Você também pode personalizar seu personagem e decorar sua casa de acordo com o seu gosto. Apesar de uma nota alta tanto na App Store quanto na Play Store, o jogo é pago. O Stardew Valley está disponível na iOS pelo preço de R$ 27,90 e na Android por R$ 24,99 .

4. Tiny Pixel Farm
Tiny Pixel Farm

Tiny Pixel Farm (Imagem: Divulgação/Game Start)

Esse simulador é o mais fofo da lista. O Tiny Pixel Farm é um jogo recomendado para crianças, então, seu filho (a) ou sobrinho (a) pode gostar muito dele. Diferente de muitos games dessa lista, que oferecem mecânicas mais complicadas e detalhadas, o Tini Pixel Farm é mais simples e relaxante, apresentando personagens e animais em miniaturas.

Com uma história bem parecida com o Stardew Valley, você controla um personagem que herdou a fazenda do avô, onde você deverá cuidar dos animais e das plantações. Além de mais simplificado do que o game que ocupa o terceiro lugar dessa lista, o jogo desenvolvido pela Game Star é gratuito. O Tiny Pixel Farm está disponível tanto para Android quanto para o iOS.

5. Hay Day
Jogo de Fazenda Hay Day para Android e iOS

Jogo de Fazenda Hay Day para Android e iOS (Imagem: Divulgação/Supercell)

No Hay Day (ou Dia do Feno), você não controla um personagem visual, mas sim uma mão que realiza as tarefas cotidianas de uma fazenda, lembrando muito a icônica Colheita Feliz. Mas, o jogo vai além. Você pode cultivar e até mesmo vender seus produtos na própria fazenda, através de padarias, peixarias, churrascarias, fábricas de açúcar e rações que podem ser construídas no decorrer do jogo. Você também realiza entregas para a cidade, lucrando com a produção de leite, ovos e bacon.

Vale ressaltar que o game é produzido pela desenvolvedora Supercell, famosa por Clash of Clans e Clash Royale, tendo os gráficos com o mesmo padrão desses jogos. Baixe o Hay Day na Play Store ou na App Store.

6. The Farm: Sassy Princess
The Farm: Sassy Princess

The Farm: Sassy Princess (Imagem: Divulgação/Daeri Soft)

Assim como o Tiny Pixel Farm, o The Farm: Sassy Princess é simples e bem fofo. Nele, você tem opções de administrar a fazenda em todas as estações do ano, todas elas com diferentes modos de interação e mapas personalizados. Ao longo da história, você pode se relacionar com os outros personagens e até encontrar um crush. O jogo oferece tarefas básicas para você ganhar dinheiro, como pescar, coletar alimentos e criar animais.

Já aviso que o The Farm: Sassy Princess é bem viciante, passei um bom tempo jogando, pois queria saber como seria as outras estações do ano dentro do jogo. Você pode instalá-lo através da App Store ou da Play Store.

7. Idle Farming Empire
Jogo de fazenda Idle Farming Empire para iOS e Android

Jogo de fazenda Idle Farming Empire para iOS e Android (Imagem: Divulgação/Futureplay)

Podemos resumir o Idle Farming Empire em um jogo lúdico e automatizado. O jogo não requer muito trabalho e é recomendado para quem curte jogos de estratégia para consturir um império, já que sua única tarefa é cultivar e criar gado. Depois, é só ver os lucros que você tem com suas plantações e a venda de animais. No jogo, na medida em que você vai lucrando, você pode investir em outros mapas. Você pode até mesmo começar uma produção alimentos no espaço, assim como no filme “Perdido em Marte”. Gostou do Idle Farming Empire? Baixe em seu dispositivo iOS clicando aqui ou clique aqui para fazer o download no seu Android.

É importante dizer que os games da lista que são gratuitos, possuem compras opcionais no próprio aplicativo que não interferem na gameplay. Lembrando que o game de fazenda da antiga série Harvest Moon, Story of Season já tem trailer e chegará para o mobile em breve. Veja também nossas últimas listas:  os 5 jogos puzzle para sair do tédio no Android, o top 5 os melhores games de futebol para Android e iOS e os 5 melhores jogos de zumbis para mobile.