Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Se você não comprou um celular recentemente, provavelmente ainda usa um carregador “Turbo Power” padrão, de 15 W. O fato de o número acima ser 13 vezes maior que o seu não é por nada: acaba de surgir um celular que vai de 0 a 100 (%) em 8 minutos. A Xiaomi colocou no Twitter um teste demonstrando a potência real de 200W do novo acessório, que estaria preparando já há algum tempo, para mandar ao mercado.

Em um post no Twitter, a marca “desafiou” seus mais de 3 milhões de seguidores a acompanhar, em velocidade acelerada, o carregamento de um Mi 11 personalizado saindo do 0% aos 100% de carga. A personalização, no caso, foi a troca de uma célula de bateria de 5000 mAh, que acompanha o flagship, por uma menor, de 4000 mAh.

publicidade

publicidade

Em uma postagem anterior ao teste, a marca anunciou que “estava próxima de redefinir a experiência de carregamento”, mas, por enquanto, não há qualquer informação oficial ou indício de quando ele será efetivamente implementado oficialmente pela fabricante no mercado. Um desafio para a Xiaomi seria o de manter a vida útil da bateria inalterada, mesmo quando submetida a constantes carregamentos em velocidades tão incomuns atualmente. E evitar superaquecimento.

O teste

“Carregue 100% em apenas 8 minutos utilizando o carregamento com fio e em 15 minutos sem fio! Muito bom para ser verdade? Confira o tempo você mesmo”, escreveu a Xiaomi, na rede social, aumentando a curiosidade sobre o carregador de 200W. A marca ainda arredondou o tempo final para cima, como você verá no teste, já que os 100% foram alcançados, na verdade, em 7’56”, de acordo com a cronometragem.

O teste do carregador de 200W demonstrou resultados realmente impressionantes, com o Xiaomi Mi 11 chegando aos 10% de carga apenas 10 segundos após ser plugado na tomada. O cronômetro avançou para pouco mais de 3 minutos (3’23”) para levar o flagship aos 50% de bateria, e chegou à carga completa em 7 minutos e 56 segundos.

Imagem mostra cronômetro marcando tempo que Xiaomi Mi 11 levou para chegar à carga total com o carregador de 200W

A segunda parte do teste colocou à prova a potência do carregador em seu modo wireless. Na primeira parada do cronômetro, ele apontava 1’14” quando o Mi 11 chegou do 0% aos 10% de carga. O número subiu para quase 7 minutos (6’58”) ao cravar 50% de carregamento, e fechou a carga completa por meio do carregador sem fio em 15 minutos e dois segundos.

Um medidor colocado ao lado do smartphone Xiaomi e do relógio que cronometrou o tempo que o carregador de 200W levou para completar a carga apontou que a potência, durante o carregamento com fio, variou entre 15W e 198W. No modo wireless, por sua vez, ela chegou até a ultrapassar os 120W prometidos, batendo em 138W.

Via GSM Arena

Iarti/iStock