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O Twitter tem promovido uma série de lançamentos de recursos na rede social. Os Spaces são um exemplo, ao lado do novo processo de verificação. Outros planos foram anunciados para o futuro, como os Super Follows e chats em áudio pagos. Mesmo assim, outros projetos ainda estão em andamento e não foram anunciados, como os rótulos de alerta para tweets com desinformação.

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Mais uma vez quem apurou esses testes foi Jane Manchun Wong, pesquisadora que costuma antecipar recursos do Twitter através de engenharia de software. O histórico da insider é basicamente impecável, e ela revelou em detalhes como o Twitter pretende alertar os usuários quando uma publicação contiver desinformação. Isto deverá ocorrer de três modos.

Alerta analisa o problema específico do conteúdo

No primeiro, a rede social poderá utilizar análise contextual para inserir um rótulo informando sobre características de um produto, elemento químico, objeto, ou outros elementos, a fim de munir quem está lendo com dados daquilo suficientes para o tweet seja compreendido na totalidade. Isto deverá reduzir o potencial de fake news envolvendo assuntos que, para muitos, podem ser desconhecidos. É bastante provável que o recurso utilize o Birdwatch.

No segundo caso, o Twitter poderá apresentar links com conceitos e concepções de tecnologias analógicas, digitais, enfim, de qualquer tipo que possa alertar e combater à desinformação em publicações sensacionalistas. No exemplo dado pela pesquisadora, ela escreve que “em 12h a escuridão irá tomar partes do mundo”. Aqui, o algoritmo entenderá que ela se refere ao conceito de fuso horário, e julgará importante inserir esse dado incorporado ao conteúdo.

Já o último alerta de desinformação do Twitter aparecerá em falsas simetrias ou conteúdos que não se sustentam por falácias lógicas. O exemplo que Jane dá é “nós comemos. Tartarugas comem. Logo nós somos tartarugas”.

O recurso parece ser bem-vindo para o combate às fake news na rede, mas o Twitter não se pronuncia sobre a oficialização da implementação — atualmente apenas em testes internos. Vale lembrar que a rede social já exibe pop-ups quando o usuário vai compartilhar um conteúdo que nem ao menos abriu, e isto foi seguido pelo Facebook recentemente.

Via 9to5Mac

Imagem: Pixelfit/iStock