Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Segundo o leaker Ice Universe, a Samsung está criando uma interface Android feita especialmente para smartphones dobráveis. A previsão é de que a nova interface Split UI otimize a One UI para as próximas gerações de dobráveis da empresa, fazendo sua estreia já no Galaxy Z Fold 3. Ou seja, talvez a vejamos em ação ainda neste ano.

O grande benefício dessa atualização na interface para dispositivos dobráveis, aliás, seria sua adaptabilidade. Ela seria capaz de modificar a disposição de tudo o que está na tela para melhor servir ao dispositivo em questão, mas não é só isso. Como mostram as imagens e animações postadas por ele, a nova interface conseguiria reorganizar os itens sendo mostrados de acordo também com a orientação do aparelho:

publicidade

Essa atualização na interface certamente uma inovação interessante e por seu próprio funcionamento não se limitaria aos dispositivos dobráveis e muito menos a aparelhos em formatos convencionais. Isso significa que ela funcionaria perfeitamente tanto nos futuros lançamentos da linha Galaxy S quanto nos protótipos mais diferentes da empresa, como o celular com tela em S, mostrado recentemente.

publicidade

Ainda assim, não precisamos ficar apenas nos celulares e podemos pensar nessa funcionalidade com tablets também. O resultado disso, enfim, seria uma maior integração entre todos os aparelhos produzidos pela Samsung. O problema, no entanto, é que a nova interface por si só não dá conta disso.

Ainda existem algumas dificuldades

Para alcançar essa adaptabilidade na interface para dobráveis, contudo, seria necessário o envolvimento direto dos programadores e desenvolvedores de apps. Afinal, os aplicativos funcionam hoje em dia com uma adaptação relativamente limitada, já que a resolução e o tamanho da tela não costumam mudar tanto entre os celulares e os tablets. Com essa transformação da interface da Samsung, entretanto, os apps precisariam aprender a se comportar adequadamente para todo tipo de tela possível e imaginável.

Até o momento, o único recurso semelhante disponível na One UI é o recurso App Continuity (continuidade de apps, em tradução livre), presente desde o Galaxy Z Fold. Basicamente, ele permite a continuidade entre o uso de um app em uma tela e em duas telas (e vice-versa), algo muito mais simples do que a Samsung parece estar tentando agora e que mesmo assim já encontrava dificuldades em certos apps. Resta, então, torcer para que a empresa consiga dar conta desses desafios para podermos ver mais detalhes dessa funcionalidade em breve.

Via Sam Mobile e Android Headlines