Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Não demorou muito para que os rumores se concretizassem. Em fevereiro, haviam descoberto que o Google planejava implementar uma função no Chrome para que os usuários pudessem seguir seus sites favoritos, de maneira parecida com os velhos e saudosos leitores de RSS. Agora, finalmente, a empresa está testando a nova ferramenta e a disponibilizando para os usuários do Chrome Canary no Android.

Pode ser que o Google tenha, com a movimentação da concorrência, percebido o vácuo existente desde a descontinuação do seu próprio leitor de RSS, o Google Reader, e resolvido agir, embora não seja exatamente a mesma coisa. Antes dos rumores sobre a novidade no Chrome começarem a circular, o app gReader recebeu sua primeira atualização depois de quatro anos sem nada de novo, mas apesar do nome parecido, ele não é do Google, nem tem relação nenhuma com o velho Reader.

publicidade

A função Seguir no Chrome estará limitada, aparentemente, aos celulares e poderá ser ativada a partir do menu principal do navegador. Lá, o usuário vai encontrar o botão Seguir ao lado do nome do site. Após escolher seguir alguns sites, as atualizações dos sites seguidos aparecerão toda vez que for aberta uma nova aba ou guia, como pode ser visto abaixo.

Imagem mostra a nova função Seguir do Google Chrome dos celulares. Do lado esquerdo, pode-se visualizar como adicionar uma página às páginas seguidas e ao lado direito, por sua vez, acessá-las pela abertura de uma nova aba ou guia.

É importante, no entanto, que os sites escolhidos mantenham seu RSS atualizado. Do contrário, a única página que aparecerá para o usuário será a página inicial do site com o RSS desatualizado. Além disso, a nova função vai se assemelhar bastante com a função “Para você”, figurando, aliás, ao lado dela no navegador.

Pode demorar até a novidade chegar oficialmente

A vantagem da possibilidade de seguir sites específicos, contudo, se for comparada às recomendações do Google baseadas no algoritmo da seção “Para você”, é imensa. Claro, sabemos que muitas vezes o algoritmo acerta muito bem nossos interesses, mas nada melhor do que poder acompanhar exatamente o conteúdo que você quer consumir online. Não se sabe ainda, porém, se a função verá a luz do dia oficialmente, isto é, se ela chegará às versões estáveis do Chrome.

publicidade

Da mesma forma, o Google não afirmou se a função Seguir será posteriormente disponibilizada para as outras versões do Chrome, ou seja, para o iOS e para computadores. Mas isso vai provavelmente depender do sucesso da ferramenta nos testes sendo realizados no momento. Nós certamente torcemos para que tudo dê certo e possamos reviver de alguma forma os tempos do Google Reader.

Via 9to5Google

Imagem: EnDyk/iStock