AndroidAplicativosNotíciasDepois da “ressurreição” do Google Reader, Chrome pode ganhar função de leitura de RSS

Rafael Arbulu1 semana atrás4 min

O Google Reader deixou um legado que persiste até hoje, e o Chrome é a nova testemunha disso: segundo informações descobertas pelo site Chrome Stories, a próxima versão do navegador do Google deve ganhar uma função Seguir, para sites e outras páginas de publicação de conteúdo.

A função foi identificada na versão mais recente do Canary, nome atribuído a uma versão menos estável do navegador, em sua versão para smartphones Android. O botão Follow (que provavelmente será traduzido na versào em português) se une a outras funções do menu Discover, como seguir a vídeos e podcasts, por exemplo. A novidade ainda não está totalmente funcional. O indício é de que ela está em estágio primário de desenvolvimento. A expectativa, pelos usuários mais técnicos, é que deve levar ainda duas atualizações para o teste se tornar público.

Montagem mostra nova opção "Seguir", similar ao que fazia o Google Reader, para a versão móvel do Chrome

A função Seguir parece ser mais uma tentativa de preencher o vazio deixado pela morte do Google Reader para usuários do Chrome: quando ativo, o leitor de RSS era provavelmente a aplicação mais popular para quem quisesse controlar o seu feed de notícias com páginas e sites de seu interesse, além de ser uma ferramenta útil para jornalistas e produtores de conteúdo.

Recentemente, o gReader (assim, com minúscula), uma espécie de clone do Google Reader, ganhou uma atualização depois de quatro anos de inatividade, permitindo que você também seguisse vídeos e podcasts, além de sites com conteúdo textual. O Google chegou até a implementar o “Discover”, onde usa preferências pré-ajustadas dos usuários para sugerir sites e assuntos que possam lhe interessar, mas nunca conseguiu reproduzir de fato a mesma experiência. E muitos fãs ainda reclamam até hoje por isso.

Via Chrome Stories