Após reconhecer o problema desde 2019, o Google Drive finalmente vai permitir bloquear spam de sua plataforma de compartilhamento de documentos. Anteriormente, se você recebesse um documento com acesso apenas para ver, não editar, mesmo clicando em “Remover” no arquivo ou pasta indesejada, a opção só escondia o documento. O arquivo ainda podia aparecer nas buscas ou em acesso rápido se o algoritmo do Drive acreditasse ser algo importante.
Na época que o problema com spam foi apontado no How-To Geek, o Google disse numa declaração: “para a maioria dos usuários, as opções padrão de compartilhamento funcionam como pretendido. Infelizmente, esse não foi o caso para esse usuário, e nos desculpamos sinceramente por essa experiência. Diante desse problema, estamos avaliando mudanças para nossas funções de spam, abuso e bloqueio que vão evitar que esse tipo de atividade aconteça no Google Drive. Nesse meio tempo, usuários experimentando problemas similares podem se remover da pasta, e a pasta não deve reaparecer nem no ‘Meu Drive’, nem no ‘Compartilhado comigo’ a menos que eles a revisitem”.
Nova função de bloquear usuários no Drive pode resolver spam, acredita Google
Sobre os problemas com spam e phishing no Drive, o Google disse agora que é “importante ter os controles de segurança necessários para se proteger dessas ameaças compartilhadas. Hoje, estamos anunciando a função de bloquear usuários para fazer exatamente isso”. Quando você bloqueia outro usuário no seu Drive, a pessoa fica impedida de compartilhar documentos com você, e os documentos já compartilhados por ela são removidos definitivamente.
Com a função também é possível remover o acesso da pessoa bloqueada para documentos que você compartilhou com ela no passado no Google Drive. Além de bloquear pessoas que enviam spam, a opção também ajuda a cortar contato com ex-colegas ou empregadores com quem você não trabalha mais.
Por enquanto, a opção de bloquear spam no Google Drive ainda não está disponível para todos os usuários, com o Google dizendo que a função será implementada de forma geral “nos próximos meses”. Segundo o Android Police, a função deve aparecer na seção “Compartilhado comigo”, e o usuário terá que clicar com o botão direito do mouse para escolher “Bloquear”.
Vale lembrar que, desde o fim do ano passado, a empresa está trabalhando em soluções de criptografia para o Google Drive, e mais recentemente, com backups protegidos por senha.
Imagem: Hannes Johnson/Unsplash