Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Ninguém gosta de caixa de emails lotada, especialmente quando inundada por correspondências de empresas das quais nunca se ouviu falar. Você nem sabe como seu e-mail foi parar com essas pessoas. A resposta são listas de usuários compartilhadas entre negócios, o que é um negócio em si. E o culpado: há como saber. Um pequeno truque no Gmail permite que o usuário descubra quem está compartilhando seu contato com outras companhias.

O truque foi bolado pelo jornalista Yoni Heisler, da BGR.com. Funciona da seguinte forma: sempre que você logar ou se inscrever em um serviço e inserir seu endereço de e-mail, acrescente um sinal de mais (“+”) à primeira parte do contato, juntamente com o nome do app. Suponha, por exemplo, que você precise se logar no site da padaria da esquina para pedir pãozinho. Se o seu e-mail for “fulanosiclanosouza@gmail.com”, o campo deverá ser grafado como “fulanosiclanosouza+padaria@gmail.com”.

publicidade

A partir daí, se o leitor começar a receber muitos e-mails de spam, basta ver para qual e-mail foi enviado. Se foi para seu gmail comum, a padaria é inocente. Mas se vier com o +, é porque foi compartilhado pela padaria.

O motivo pelo qual o truque funciona é o fato de o Gmail ignorar letras dispostas entre os sinais de “+” e “@” no contato. Ou seja, você pode adicionar qualquer detalhe adicional entre esses caracteres que dá na mesma.

Forma alternativa

Mas nem sempre é possível fazer isso. Em alguns serviços, o uso do sinal de mais no campo de email não é autorizado (nos perguntamos se as empresas já não saibam desse macete). Caso isso aconteça, acrescente um ponto em qualquer lugar do seu nome de usuário. Isto é, em vez de “fulanosiclanosouza@gmail.com”, grafe o login como “fulano.siclano.souza” ou “fu.lanosicla.nos.ouza@gmail.com”. Tanto faz, distribua os pontos como quiser. Da mesma forma que o sinal de “+”, o Gmail ignora pontos no nome do usuário e opera a chegada de emails como se eles não estivessem lá. E descobrir quem compartilhou.

O leitor pode se beneficiar deste truque no Gmail não apenas para vasculhar empresas que compartilham seu contato, mas organizar sua caixa de entrada. Digamos que você tenha entrado em uma liga online de xadrez e deseja agrupar facilmente todas as correspondências referentes a ela. Basta criar o endereço “fulanosiclanosouza+xadrez@gmail.com” e será possível encontrar todos os emails relacionados ao tema com uma simples pesquisa filtrada.

publicidade

Imagem: Fatido/iStockphoto